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Quantas horas devo dormir?

Olá,

Depois de passar pela fase mais turbulenta da minha vida até então, resolvi fazer um post, pelo problemas que resultaram em dormir tão pouco.

Obviamente digo que valeu a pena sim!

Estava fazendo a monografia, provas e estudando para um concurso de um estágio na esfera federal, aonde quero seguir carreira.

Com a faculdade e trabalho ocupando quase meu dia todo, tive que tirar algumas horas das minhas madrugadas para isso.

Minha rotina puxada teve duração de um mês:

Dormia 00:00 hrs , acordava 5:00 hrs. Como os estudos viraram prioridade nessa etapa, deixei a academia um pouco de lado, continuei malhando, mas pelo sono não rendia a mesma coisa. Até as corridas estavam puxadas.

Resultado:

Na minha pele começaram a aparecer feridinhas, essas que parecem com espinha  mas não são, pelo estresse e pressão;

Perdi massa boa e senti que a barriguinha inchou;

Intestino desregulou;

Dificuldade de lembrar de assuntos que tinha para falar, ou coisas para fazer.

Masssss terminei a monografia, notas das provas boas eeeeeeeee consegui a vaga de estágio que tanto queria, estou muuuito feliz mesmo!

Então, vendo o estrago no meu corpo dessa fase puxadinha, resolvi fazer uma breve pesquisa para ver o quanto uma noite mal dormida influencia em nosso organismo:

A gente deve acordar com disposição, revigorado. Noites maldormidas aumentam o apetite – senti na pele, queria comer mais que normalmente – pois cai a produção de leptina, hormônio responsável pela sensação da saciedade e aumenta a de grelina, que estimula o apetite. Aumenta também a produção de cortisol, além de diminuir a energia gasta em repouso. E tem mais: enquanto dormimos acontece o pico de produção do hormônio do crescimento, que é fundamental para a manutenção da massa magra e ajuda a evitar o acúmulo de gordura (aiii, ta explicado haha não tem problema, agora é treinar pesado ). (Revista Runner’s World, ed. 59)

 

Estudos também apontam para a falha de memória, que como citei antes, percebi em mim.

Em um experimento, o endocrinologista e professor da Universidade de Chicago Plamen Penev reuniu 22 homens e mulheres de meia-idade por duas semanas dentro de uma casa com livre acesso à comida. O período de sono dos voluntários foi sendo reduzido gradativamente de 8h30 para 5h30 por dia. Bastaram 3 noites sem a fase REM, responsável pelo equilíbrio hormonal do organismo, para o nível de glicose no sangue deles subir, em média, 23%, uma mudança equivalente a envelhecer 10 anos ou engordar 15 quilos. “Com a diminuição da resistência ao açúcar, as pessoas ficaram com um quadro típico de pré-diabetes 2.” Revista Galileu

Obviamente teremos fases da vida que vai ser necessário “perder o sono”, mas não faça disso a sua rotina ok?!

Dormir pelo menos 8 horas ein

É #30tododia e #8horastodanoite

Beijos e bons sonhos

sapo

A research paper is a common form of academic writing. Research papers require writers to locate information about a topic (that is, to conduct research), take a stand on that topic, and provide support (or evidence) for that position in an organized report.
The term research paper may also refer to a scholarly article that contains the results of original research or an evaluation of research conducted by others. Most scholarly articles must undergo a process of peer review before they can be accepted for publication in an academic journal.
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A research paper is a common form of academic writing. Research papers require writers to locate information about a topic (that is, to conduct research), take a stand on that topic, and provide support (or evidence) for that position in an organized report. The term research paper may also refer to a scholarly article that contains the results of original research or an evaluation of research conducted by others. Most scholarly articles must undergo a process of peer review before they can be accepted for publication in an academic journal.