Pergunta ao Doutor

Como prevenir a osteoporose

Osteoporose x atividade física

A osteoporose é uma doença cada vez mais prevalente na população mundial, principalmente nas mulheres na pós menopausa. a osteoporose é uma patologia crônica que está relacionada à perda de massa óssea gerando o enfraquecimento progressivo do osso. Um dos fatores que contribuem com isso além da idade avançada, má ingestão de cálcio e vitamina D, queda hormonal dentre outros é a inatividade física durante a vida.

As pessoas acometidas por essa doença, geralmente não tem conhecimento que é na infância e juventude que ela pode ser prevenida.

Prevenção da osteoporose:

Seja de forma direta ou indireta o exercício físico atua de forma potente no metabolismo ósseo, tanto na prevenção quanto no controle da osteoporose. De forma direta ele atua no fator mecânico através da carga transmitida ao osso e gerando uma remodelação com maior deposição de cálcio e com isso formando um osso com melhor qualidade. De forma indireta ele atua através da liberação de fatores hormonais com liberação de fatores de crescimento, gerando uma melhor qualidade óssea.

O exercício praticado durante a fase de vida jovem aumenta de 7 a 8% a massa óssea, minimizando a osteopenia decorrente do avançar da idade e da queda hormonal, contribuindo com a diminuição de fratura na fase senil, claro que dependendo da frequência e intensidade da atividade.

Qual exercício ajuda na prevenção da osteoporose?

Contudo não são todos os exercícios que promovem o efeito benéfico sobre a qualidade mineral óssea. Há estudos que demonstram que exercícios com carga de peso moderado, tais como musculação principalmente, caminhada, corrida, tênis aumentam a massa óssea, porém outras atividade como natação, apesar de melhorar a condição cardiovascular parecem não aumentar a massa óssea.

É importante destacar que após instalado o quadro de osteoporose, a atuação multiprofissional de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e o professor de educação física deverão realizar um programa adequado para reduzir o risco de fratura e amenizar os sintomas já instalados.

Referências:
Efeito da atividade física no osso normal e na prevenção e tratamento da osteoporose. Artigo de revisão.
Atividade física como um dos aspectos preventivos da osteoporose. Artigo de revisão.

Treine com uma trilha sonora especial #30tododia 

Acesse aqui e agora para adquirir uma play list perfeita para o seu treino, desenvolvida pela Sony Music para você que vive o conceito #30tododia.
Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com