Pergunta ao Doutor

Mitos e Verdades sobre Celulite e Gordura Localizada!

Tudo sobre Celulite e Gordura Localizada!

Dra. Vivian Amaral esclarece mitos e verdades.

Existem muitas “lendas urbanas” sobre cuidados com a beleza que circulam livremente por aí… Acabamos repetindo (e fortalecendo) esses mitos, a ponto de muita gente acabar seguindo dicas de beleza que parecem verdadeiras simpatias!
Bem, misticismo a parte, a partir de alguns estudos científicos apresentados pela Universidade de Harvard, separamos algumas afirmações sobre celulite e gordura localizada, verdadeiros monstros que apavoram as mulheres, que circulam livremente pelas rodinhas femininas e merecem ser explicadas… Vamos lá?!

Perguntas:

Gordura localizada e celulite andam sempre juntas? MITO!
Celulite  e gordura localizada são características próprias da obesidade? MITO!
Os tratamentos que combatem a gordura localizada, também melhoram a celulite e vice versa? MITO!
Mulheres sofrem mais com a celulite que os homens? VERDADE!
Existem tratamentos não cirurgicos que ajudam a combater a gordura localizada? VERDADE
Mulheres com pele flácida tendem a ter formas mais aparente de celulite? VERDADE

Vamos as explicações:

A gordura localizada, como o nome indica, é o acúmulo de tecido gorduroso em locais específicos do corpo, tais como abdome, flancos e culotes. Esse excesso local de gordura pode estar ou não associado a celulite e obesidade. Claro que o emagrecimento leva ao esvaziamento generalizado dos adipócitos, inclusive nas áreas de gordura localizada, mas nós mulheres sabemos bem que, mesmo após perda excessiva de peso, alguns “volumes rebeldes” teimam  em não nos abandonar, o que prova que gordura localizada não está necessariamente associado a obesidade.
As opções para quem está magra e não quer passar pela lipoaspiração, mas carrega uma barriguinha saliente, é submeter-se a tratamentos como o ultrassom ultrafocado e a criolipólise, que prometem a ajudar a queimar os pneuzinhos, sem os traumas de um ato cirúrgico.
Ambas as tecnologias trabalham com o mesmo principio: os adipócitos morrem quando expostos  a variações bruscas e intensas de temperatura. O ultrassom aquece a gordura, enquanto a criolipólise a resfria.
Ambos os métodos são ligeiramente desconfortáveis e apesar dos bons resultados, não são comparáveis a lipoaspiração, cirurgia plástica ainda considerada como padrão ouro para o tratamento da gordura localizada.
A celulite por sua vez, corresponde a irregularidade cutânea causada pela presença de nódulos de gordura entremeados por traves fibrosas presentes sob a pele, que se tornam aparentes como o detestável aspecto de “casca de laranja”.
@flablabla
@flablabla

Mulheres x Homens

Por questões hormonais próprias do sexo feminino, a celulite acomete até 98% das mulheres após os 30 anos, contra apenas 20% dos homens… Portanto, pare de colocar a culpa no gás do refrigerante, fatores hormonais e hereditários são os verdadeiros vilões no aparecimento da celulite!
Muitos médicos inclusive não a consideram  uma doença, mas uma característica sexual secundária própria das mulheres, assim como a presença de pêlos pubianos e dos seios.
Infelizmente a celulite é uma queixa estética de difícil tratamento e os resultados conseguidos com os múltiplos tratamentos disponíveis ainda são limitados e temporários.
A maioria dos tratamentos baseia-se primordialmente no uso da Radiofrequência (RF), uma tecnologia em que as células da pele são aquecidas e estimuladas a produzir colágeno. A ideia é espessar a pele sobre os nódulos de gordura, deixando-os menos aparentes, ficando a pele mais lisa, firme e uniforme. Outras tecnologias podem ser associadas a RF para melhores resultados, tais como drenagem linfática, carboxiterapia, mesoterapia e massagens.

Cremes:

Em relação aos cremes, até o momento apenas aqueles formulados com retinol mostraram efeitos realmente animadores. O efeito do retinol segue o mesmo raciocínio da aplicação da RF: induzir a produção de colágeno para espessar a pele e “esconder” a celulite suprajacente.
Algumas considerações são cabíveis nesse momento: se os tratamentos que melhoram celulite são os mesmos que deixam a pele mais firme, podemos dizer que o tratamento da flacidez melhora a celulite e ainda que peles flácidas tendem a ter celulite de forma mais aparente? SIM!
Se sabemos que após a lipoaspiração algumas pessoas evoluem com flacidez local, podemos desconfiar que tratamentos para gordura localizada não são necessariamente benéficos para celulite, podendo inclusive piorá-la? SIM!
Finalmente, como pudemos observar, as tecnologias utilizados para os tratamentos de gordura localizada e celulite são distintas, entretanto algumas recomendações clássicas (e básicas) ainda são válidas para amenizar ambas as condições e, principalmente, fazer sua vida mais leve: cultive hábitos de vida saudáveis, faça exercícios físicos regularmente, adote uma dieta equilibrada, ingira líquidos generosamente ao longo do dia e procure ser feliz!

Atenciosamente,

Vívian Amaral – Dermatologista
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami)
Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center)
Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon
Consultas: (21) 37958679 / 78564272
Urgências: (21) 972769939
Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami)
Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center)
Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon
Consultas: (21) 37958679 / 78564272
Urgências: (21) 972769939
www.facebook.com/VivianDermato
www.vivianamaral.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami) Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center) Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon Consultas: (21) 37958679 / 78564272 Urgências: (21) 972769939 www.facebook.com/VivianDermato www.vivianamaral.com.br