Pergunta ao Doutor

Exercícios físicos previnem risco de saúde causados pelo stress

Exercício físico x Stress

Um novo estudo reafirma a importância de manter um estilo de vida ativo, especialmente durante os períodos de stress. Os pesquisadores encontraram que pessoas que foram mais fisicamente ativas reduziram os riscos causados pelo stress quando comparadas com as menos ativas. Esses achados corroboram que os exercícios aeróbicos estão clinicamente provados como benéficos para o coração e a saúde mental no curto e no longo prazo.
Estar ativo é especialmente importante quando você está sob stress.
Afirma o Doutor Jorge Wenke.
Todo mundo sabe que seu bem estar físico e psicológico se beneficia de exercícios regulares. Infelizmente, durante os períodos de stress, existe uma tendência a se exercitar menos.

O que diz a ciência?

Essa nova pesquisa conduzida por Gerber (departament of Sport Exercise and Health) da Universidade de Basel, na Suíça, sugere que ficar mais inativo no stress criará um duplo golpe, tendendo o indivíduo a depressão e aumentando os riscos a sua saúde, basicamente afetando todos os fatores de risco cardiovasculares como a pressão sanguínea, o índice de massa corporal, colesterol, triglicerídeos e hemoglobina glicosilada.
De acordo com os pesquisadores, o stress é uma das principais causas de pessoas faltarem ao trabalho, de modo que os empregadores e gestores devem encorajar seus funcionários a se manterem fisicamente ativos, especialmente quando alguém da sua equipe de trabalho está sob pressão maior que o habitual.
A boa notícia é que os exercícios cardiorrespiratórios protegem você contra os riscos à sua saúde física e psicológica associado a alto nível de stress no trabalho.
A mensagem que fica é que manter atividade física pode, diretamente, combater sintomas de depressão ao mesmo tempo em que reduz um amplo espectro de fatores de risco cardiovasculares associados ao stress.
Tornar o exercício físico um hábito diário imuniza você de uma série de riscos ligados ao stress.
Ou seja, é a ciência comprovando os benefícios do conceito 30tododia. Como diz Marcello Paiva, idealizador do 30tododia: “ você não precisa ir muito, você só precisa ir”
Meta, regularidade e compromisso com a sua saúde.
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Dr Jorge Rafael Wenke
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho
Staff do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO)
Consultório 3449-1050 Leblon
jrwenke@gmail.com
instagram @drjorgewenke
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Dr Jorge Rafael Wenke Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho Staff do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO) Consultório 3449-1050 Leblon jrwenke@gmail.com instagram @drjorgewenke