Pergunta ao Doutor

Dor nas Costas? O que causa e como evitar.

Dor nas costas

O que causa e como evitar?

A dor nas costas é uma das mais frequentes queixas no consultório. Costuma se dizer que 80% das pessoas têm, já tiveram ou vão ter dor nas costas. Mas porque é tão frequente?

Na maioria das vezes não há nenhuma doença como causa e trata-se de uma dor muscular. O sedentarismo é um fator importante. Ele leva ao enfraquecimento dos músculos que protegem a coluna. Assim como o sobrepeso aumenta a sobrecarga. Se somado a isso você passa o dia mantendo uma má postura, ou sentado horas seguidas no trabalho, pronto! Você vai ter dor nas costas!

Músculos fracos não suportarão manter aquela postura por tanto tempo e entrarão em fadiga gerando dor muscular.

As profissões mais frequentemente acometidas são aquelas em que se mantém uma postura viciosa ao longo do dia, ficando sentadas diante de um computador, como por exemplo recepcionistas, atendentes de Call Centers, onde muitas vezes o espaço de trabalho não é adequado, ou profissões em que se precisa carregar e descarregar coisas tendo que se abaixar muitas vezes. Médicos cirurgiões e dentistas também sofrem por passar horas seguidas em pé e inclinados durante os procedimentos que realizam.

O sexo feminino tem maior incidência de dor lombar devido as mulheres terem a curvatura da lordose maior que os homens.

Diante de todas essas variáveis é fundamental o médico conhecer a rotina do paciente para entender o que está acontecendo e poder diferenciar entre uma simples dor muscular e outras causas mais sérias, como a hérnia de disco por exemplo.

Uma investigação com exames de imagem pode ser necessária nos quadros de dor persistente que não melhoram com as modificações no dia-a-dia.

Pessoas que se exercitam também sofrem de dor nas costas, mas nesse caso pode estar havendo um desequilíbrio entre os grupos musculares ou prática inadequada de determinado exercício. A melhor dica é procurar o seu médico precocemente para que ele possa diagnosticar e tratar antes que a dor se agrave ou se torne crônica.

Estratégias para combater a dores nas costas:

  • Perder peso (claro, se houver sobrepeso), essa medida por si só já traz um alívio pra quem tem rotineiramente dor nas costas.
  • Fortalecimento muscular, com ênfase nos músculos do CORE, o que pode ser feito com musculação ou treinos funcionais. Procure orientação do Profissional de educação física para isso.
  • Alongamentos de rotina, inclusive durante o expediente de trabalho. A musculatura cansa e entra em fadiga. É preciso relaxar essa musculatura.
  • Alterar o que possa estar gerando dor no trabalho ou na atividade física. Tarefas realizadas com má postura repetitivamente causam dores nas costas.
  • Seguir o tratamento médico prescrito. Nunca se auto medicar. A dor pode ser tratada de diferentes maneiras e o seu médico saberá quando indicar Fisioterapia, RPG, Pilates, etc…
  • Fuja do Sedentarismo. Pessoas sedentárias terão muito mais dificuldade de se verem livres das dores.

Siga no instagram @drjorgewenke

email:   jrwenke@gmail.com              consultório:  Avenida Ataulfo de Paiva 135/ 1117 Leblon   tefone: 3449-1050

dor nas costas

 

Dr Jorge Rafael Wenke
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho
Staff do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO)
Consultório 3449-1050 Leblon
jrwenke@gmail.com
instagram @drjorgewenke
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr Jorge Rafael Wenke Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho Staff do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO) Consultório 3449-1050 Leblon jrwenke@gmail.com instagram @drjorgewenke