Dicas

Tendinite da pata de ganso e sua relação com corrida

Tendinite da “pata de ganso” ou síndrome anserina na prática de corrida.

O que significa pata de ganso?

Nada mais é que o local onde se inserem alguns dos tendões que fazem a flexão do joelho, que são:

  • sartório,
  • grácil e
  • semitendíneo.

Tem esse nome pois a união desses 3 tendões se assemelham a membrana natatória de um ganso.

Sintomas da pata de ganso:

Pode se apresentar em corredores de longa distância, com dor na parte interna medial do joelho a cerca de 5 cm pra baixo da linha da articulação, que piora ao subir e descer escadas e ao tocar o pé no chão durante a corrida, além de inchaço local.

Mais comum em mulheres com sobrepeso e que já tenham um quadro de artrose nos joelhos. Também se manifesta mais regularmente em pacientes diabéticos. Pode ser causado por traumas locais e retração da musculatura posterior da coxa. Muito importante a avaliação do eixo do membro a procura de joelho valgo e pé plano, já que esses são uns dos fatores causais dessa patologia.

Na maioria das vezes o diagnóstico é apenas clínico, porém o ultrassom e a ressonância magnética podem auxiliar na elucidação diagnóstica. Algumas outras patologias podem fazer diagnóstico diferencial com essa doença, tais como lesão do menisco interno, artrose do compartimento medial, lesões do ligamento colateral medial e algumas alterações de compressão nervosa ao nível da coluna lombar.

Tratamento da pata de ganso:

Em relação ao tratamento iniciamos com o afastamento temporário das atividades, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, colocação local de gelo, realização da fisioterapia (ultrassom, eletroestimulação, alongamento e fortalecimento da musculatura adutora e do quadríceps), infiltração local com corticóides e raramente é indicado o tratamento cirúrgico.

Caso apresente esses sintomas procure ajuda de um ortopedista para o adequado tratamento desta patologia.

Texto:

Dr. Victor Titonelli, siga no Instagram @titonelli

tendinite da pata de ganso

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com