Dicas

Quais os riscos do desenvolvimento por trás

Desenvolvimento por trás

Conheça os riscos do Desenvolvimento por trás.

Esse exercício foi proscrito das Academias há um tempo.

Por que não devemos fazer esse exercício?

Não há dúvidas que esse movimento é muito bom para o desenvolvimento dos deltoides posteriores, porém ele apresenta um alto risco de lesão do ombro, tais como bursites, tendinopatia dos músculos do manguito rotador, lesões labrais, capsulares e lesões ligamentares. Apesar da articulação do ombro ser a mais móvel do corpo ela é a mais instável.

 

ombro-1

Detalhes do movimento no Desenvolvimento por trás

Movimento feito com o ombro em abdução externa e horizontal máximos e elevação do mesmo acima de 90 graus (movimentos que causam a luxação do ombro), forçando muito os ligamentos gleno-umerais, além de favorecer o “afrouxamento” da cápsula da parte da frente do ombro e aumentar o risco de lesões. O movimento é feito no limite ligamentar do ombro.

Outro ponto a ser abordado é em relação ao aumento na incidência de hérnia de disco cervical, pois ao fazer a flexão do pescoço para a frente na execução do exercício isso leva a um aumenta da pressão vertical entre uma vértebra e outra favorecendo a um protusão do disco na região posterior da coluna, o que pode comprimir o canal medular.

Logicamente que isso não é uma regra, você pode até fazer esses exercícios a vida toda sem apresentar nenhum sintoma, mas para pessoa que têm propensão pode aumentar o risco de desenvolver essas lesões.

Procure sempre a orientação adequada do seu professor para a substituição desse exercício por outro que não tenha risco de lesão no ombro e cervical.

Leia também Facite Plantar, clique aqui.

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com