Dicas

Epicondilite e sua relação com rosca bíceps

Epicondilite e rosca bíceps

Inflamação dos tendões no cotovelo (epicondilite) e rosca bíceps.

O que é epicondilite

Epicondilite é uma agressão mecânica aos epicôndilos no cotovelo, que é o local local onde se originam os tendões que fazem a extensão ou a flexão do punho e dedos.

Causa da epicondilite

É causada por esforços de tração dos músculos, em movimentos repetitivos, que podem gerar inflamação, degeneração e micro-rupturas dos tendões, juntos a sua inserção no osso.

Pode ser lateral (na parte de fora do cotovelo, também conhecido como cotovelo do tenista) ou medial ( na parte de dentro do cotovelo, também conhecido como cotovelo do golfista ). A epicondilite lateral é bem mais comum que a medial.

Vários tipos de atividades de repetição dos membros superiores podem causar a epicondilite, e uma dessas, pode ser o exercício do tipo rosca bíceps, se não for feito de forma correta.

Comparando-se a execução deste exercício usando a barra reta ou a barra W, na barra reta existe uma chance maior de desenvolver esta patologia, pois o antebraço encontra-se em supinação total o que pode causar um estresse de tração maior nos tendões ao nível dos epicôndilos, gerando inflamação dos mesmos, e na barra W o antebraço encontra-se em semi supinação diminuindo esse estresse.

A realização da hiper-flexão do cotovelo, também pode contribuir para gerar essa patologia.

Diagnóstico da epicondilite

Em relação ao diagnóstico, ele é eminentemente clínico, com dor localizada ao nível dos epicôndilos no cotovelo, ou irradiada para antebraço, punho e mão, que piora após realização dos exercícios, diminuição da força, além de inchaço local. Pode ser realizado também a ultrassonografia e a ressonância magnética para melhor elucidação diagnostica.

Tratamento da epicondilite

O tratamento consiste em correção do gesto esportivo na execução do exercício, evitando-se a utilização da barra reta, afastamento temporário das atividades, uso de analgésicos, realização de fisioterapia para melhor reabilitação, uso de órteses para imobilização temporária ou tiras e em casos muito isolados pode ser indicado infiltrações com corticóides e até mesmo procedimento cirúrgico.
Siga sempre as orientações do seu professor e caso apresente esses sintomas procure seu ortopedista.

Siga no Instagram Dr. Victor Titonelli @titonelli

epicondilite

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com