Dicas

Como acabar com a dor nas costas

Dor nas costas

Importância do fortalecimento muscular paravertebral e abdominal na prevenção das lombalgias.

Vamos iniciar pela anatomia muscular complexa dessa região:

Músculos que compõem a região paravertebral lombar:

  • espinhal,
  • dorsal longo,
  • ileocostal,
  • multifido,
  • intertransversais,
  • interespinhais.

Músculos abdominais:

  • oblíquos internos e externos,
  • transversal,
  • reto abdominal.

Dor nas costas

A manutenção do equilíbrio de força entre os músculos paravertebrais e abdominais, que fazem parte dos músculos conhecidos como do centro ou músculos do CORE , ajuda muito a prevenção da lombalgia, principalmente a forma mais comum que é causada por lesão de tecidos moles ou musculares, consequentemente a rotina de realização de exercícios para fortalecer esses músculos (principalmente o transverso do abdome e o multifido) deveria fazer parte de qualquer programa de atividade física.

Estimativas mostram que cerca de 70 a 80% da população mundial irá sentir dor lombar (dor nas costas) na sua vida, então trata-se de uma epidemia na saúde pública.

Como funciona nosso corpo:

As vértebras fornecem suporte ósseo para as costas. Um sistema interligado de músculos e ligamentos conectados as vértebras, aumenta a força e a estabilidade da coluna, braços e pernas. A musculatura abdominal e paravertebrais são componentes chaves dessa ligação e fornecem força pra manter o corpo ereto e para a execução do movimentos. Quando esses músculos do centro não estão em boas condições, stress adicional é aplicado a coluna ao sustentar o corpo, aumentando a probabilidade de ocorrerem lesões e dores nas costas.

Alguns músculos do centro corporal são exercitados todos os dias, porém trabalhar os abdominais e paravertebrais é mais difícil e requer um adequado consciência corporal.

Os músculos abdominais diminuem a tensão de rotação, inclinação e de cisalhamento na coluna lombar. A estabilidade da coluna lombar tem grande importância no equilíbrio do corpo como um todo. A ausência de exercícios específicos para esses músculos provoca seu enfraquecimento natural com o passar do tempo, aumentando a chance de desenvolver ou piorar a dor lombar.

Academia Proforma
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Benefícios do fortalecimento da musculatura:

  • Reduz a probabilidade de ocorrer lombalgia
  • Reduz a intensidade de dor na coluna
  • Protege contra lesões
  • Melhora equilíbrio e estabilização corporal
  • Diminui a chance de evolução de uma hérnia de disco
  • Melhorar a postura

Exercitar esses músculos deveria ser um hábito incluído na rotina diária para uma boa qualidade de vida sem lombalgia.

Procure sempre um profissional de Educação Física para ter uma orientação correta e siga também nossa página no Facebook e nosso Instagram para maiores informações.

Fotos na Academia Proforma Leblon 2.

Referências:
1) artigo “A importância do fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna vertebral na prevenção e no tratamento das lombalgias ”

2) artigo “efeito do treinamento contra a resistência na síndrome da dor lombar ” revista portuguesa de ciência do desporto.

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
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Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com