Dicas

A Musculação sobrecarrega algumas articulações

Musculação

Quais são as articulações mais acometidas pela musculação?

Nosso colunista Dr. Victor Titonelli Ortopedista do HTO, esclarece esse tema e explica o que fazer.

Em termos estatísticos, o número de lesões na musculação é relativamente pequeno, comparada com outras modalidades esportivas ou atividades físicas.

As regiões do corpo mais acometidas são ombro, joelho e coluna lombar nessa ordem de ocorrência.

Ombro

O ombro é a articulação mais acometida, pois a mesma apresenta o maior arco de movimento no corpo, e com isso também a articulação mais instável, dependendo muito da ação estabilizadora dos ligamentos. Essas estruturas estabilizadoras podem ser estáticas (ligamentos glenoumerais, cápsula da articulação e o lábio da glenoide) ou dinâmicas (músculos do manguito rotador, deltoide, grande dorsal, peitoral maior, redondo maior, coracobraquial e bíceps braquial).

Os músculos do manguito (redondo menor, supra-espinhal, infra-espinhal e sub-escapular) são as estruturas estabilizadoras dinâmicas mais importantes e umas das causas mais comuns de lesões no ombro é a fraqueza muscular desse grupamento.

A forma mais eficiente de se exercitar esses músculos são os exercícios de rotação interna e externa realizados com o ombro a 90 graus de abdução.

@paivamarcello
@paivamarcello

Joelho

Na articulação do joelho, geralmente a lesão mais comum seria a condropatia patelar, que nada mais é que o amolecimento e desgaste da cartilagem da patela, com isso gerando dor na parte da frente do joelho, principalmente ao subir e descer escadas e ao levantar de cadeiras.

Essa lesão pode ser causada por sobrecarga ou realização de exercícios de forma errada principalmente agachamento e cadeia extensora.

Outra lesão comum, são as tendinites, dentre essas a mais prevalente seria a tendinite patelar que é caracterizada pela dor no polo inferior da patela que também é causado por sobrecarga.

Muito importante para se evitar essas lesões são o fortalecimento adequado, correto e progressivo dos músculos do quadríceps femoral e dos músculos da cadeia posterior da coxa.

Coluna Lombar

A coluna lombar é um local muito comum de dor, tanto na população em geral, quanto nos praticantes de musculação.

Estatisticamente 80% das pessoas já experimentaram um quadro de lombalgia aguda ou até mesmo sofre de um quadro crônico.

A fraqueza e o desequilíbrio da musculatura abdominal e paravertebral aliados a baixa flexibilidade lombar e músculos posteriores da coxa são uma das possíveis causas de lombalgia. Por isso enfatizamos muito a preocupação com o fortalecimento da musculatura do CORE que são os músculos centrais do corpo sintetizados pelos músculos abdominais, paravertebrais e pélvicos.

Vários autores preconizam uma lei básica para a elaboração da prescrição de exercícios, começando inicialmente pelo CORE (centro) e depois pelos membros e extremidades.

Opinião do especialista:

Parece que a forma mais segura de se evitar as lesões é corrigir os desequilíbrios musculares crônicos causadas por trabalhos de base mal elaborados ou práticas dos exercícios executado de forma incorreta, fortalecer os músculos que envolvem as articulações, desenvolvimento de uma boa flexibilidade e alongamento muscular e logicamente sempre respeitar os limites do próprio corpo e seguir sempre as orientações de um profissional de educação física qualificado.

Dr. Victor Titonelli siga no Instagram @titonelli

Conheça o nosso mais novo serviço de prescrição de musculação online #30tododia CLIQUE AQUI!

Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com