Dicas

Os perigos do abdominal girando o tronco

Abdominal girando o tronco

Segundo nosso especialista Dr. Titonelli:

Exercícios que devemos evitar realizar durante a musculação.

O objetivo desse exercício abdominal é a tentativa de realizar o recrutamento dos músculos oblíquos do abdome.

Ao fazer o movimento de flexão do tronco durante a realização deste exercício, e a região lombar não está adequadamente estabilizada, aumenta-se muito a pressão sobre os discos intervertebrais. Se aliado a isso, fizermos o movimento de rotação do tronco, aumenta-se muito mais essa pressão, gerando uma força adicional de cisalhamento sobre o disco, podendo romper suas fibras externas e com isso, aumentar sobremaneira a chance de desenvolver uma hérnia discal.

Apesar da coluna suportar movimentos de rotação do tronco, deve-se evitar a rotação contínua e intensa da mesma.

Shirley Shermann no seu livro Movement System Impairment Syndrome, afirma que a amplitude de movimento rotacional máxima na região inferior das costas deve ser de apenas 13 graus.

Muitas pessoas não gostam de fazer abdominal, pois após a realização do mesmo se queixam de dores lombares ou cervicais.

Dicas importantes, para se evitar lesões na prática de abdominais em geral:

  • Postura correta

Apoio adequado da lombar, levantando somente o tronco durante a execução do exercício mantendo o pescoço reto.

  • Movimentos corretos

Evite forçar a cabeça com força para a frente com as mãos entrelaçadas por trás da cabeça, pois isso tensiona demais os músculos cervicais e pode causar dor.

  • Respiração correta

Faça movimentos de expiração durante a elevação do tronco e inspiração ao abaixar ao solo.

Considerações do especialista

Dor é um sinal que o sistema nervoso nos dá para alertar que algo está errado no nosso organismo.
Devo alertar que a hérnia de disco é extremamente incapacitante e é uma causa importante de afastamento e perda de rendimento no atleta.

OBS:

Lembre-se, que abdominal sozinho não seca barriga e muito menos faz sobressair os oblíquos. O importante é associação desses com uma dieta adequada e a realização das atividades aeróbicas.

Procure sempre um profissional de educação física para montar o seu planejamento.

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@paivamarcello
Dr. Victor Titonelli
Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho.
Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE).
Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli
Email: victortitonelli@hotmail.com
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Dr. Victor Titonelli Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do joelho. Médico staff do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (ISBRATE). Tel do consultório 38618957. Instagram @titonelli Email: victortitonelli@hotmail.com