Dicas, Respeite Um Carro a Menos

O Rio de Janeiro ganha novas ciclovias. Do Cosme Velho a Botafogo.

Ciclovias são sempre bem vidas!

A Secretaria municipal de Meio Ambiente começou a construir 10,4 quilômetros de ciclovias que cortam as ruas de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. Com um orçamento de R$ 1,7 milhões, acredita-se que entre julho e agosto/2015 tudo estará prontinho. A ideia é ligar esses bairros, que têm um trânsito caótico, ao centro da Cidade, possibilitando ainda conexão com as estações de metrô e com o Botafogo Praia Shopping.

Ao passo que essas ciclovias vêm sendo construídas, já podemos perceber a intensa sinalização colocada não só para os motoristas, mas também para ciclistas e pedestres. As opiniões sobre essa medida se dividem. De um lado, motoristas afirmam que o trânsito vai piorar, pois o espaço, que já estava pequeno para a quantidade de carros ficará ainda menor em função do trecho prioritário destinado para as bicicletas. De outro lado, ciclistas reclamam que os motoristas não respeitam a determinação de prioridade e temem acidentes nas vias, o que muitas vezes faz com que eles acabem optando por andar nas calçadas ou na contra-mão.

Com o tempo, após o primeiro momento de crítica e desconfiança, poderemos perceber quais os impactos práticos que essa medida vai trazer para a vida das pessoas nesses bairros. As pessoas já andavam de bicicletas mas se sentiam inseguras, ouvindo dos motoristas: “Vai para a calçada!” e dos pedestres: “Vai para a rua!” , ficando sem ter um lugar oficial, sem saber onde se colocar no transito.

Regras de convívio

Há uma regra básica que deve ser seguida: Os maiores protegem os menores. Os motoristas de ônibus protegem os motoristas de carros, que protegem as motos, que protegem os ciclistas, que protegem os pedestres, que eventualmente estarão dentro de um ônibus, de um carro ou em cima de uma bicicleta.

O bom senso e a boa educação devem ser praticados sempre. Para os motoristas que utilizam esses bairros apenas como passagem, fica difícil compreender que as ciclovias, apesar de não beneficiá-los em um primeiro momento, são uma excelente alternativa para melhoria do fluxo dos carros, isto porque as pessoas que trafegam pequenas e médias distancias internamente nos bairros podem adotar a bicicleta como meio de transporte, reduzindo sim o número de carros nas pistas. 

Sem contar o comércio, que com dados estatísticos, sempre apresenta um aumento de fluxo quando se constroem ciclovias no seu caminho. Dados esses que já se comprovaram não só em Nova Iorque mas também no Rio e em São Paulo.

Aqui fica o nosso registro de um super apoio à essa iniciativa da Prefeitura. Precisamos sim transformar a cidade para as pessoas, dar acesso a outras formas de deslocamento que não só o carro, educar todos a se respeitarem e, aproveitar essa maré boa de incentivo à bicicleta para dizer cada vez mais: Respeite o Ciclista!

Senta na bike e curte a brisa no rosto. Valeu!!

Clique aqui e adquira a sua plaquina do @respeiteumcarroamenos 

@guilhermeguidovpalma
@guilhermeguidovpalma

 

“Respeite Um Carro a Menos” é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados.
Senta na bike e curte a brisa no rosto.
Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
"Respeite Um Carro a Menos" é um movimento ciclístico que busca passar a ideologia da Mobilidade Sustentável. Fazemos isso através de plaquinhas que colorem as ruas nas bicicletas e espalham simpatia por onde passam. O Respeite é formado por 6 amantes da vida. =) São eles: Fred Sampaio (publicitário), Carlos Sales (Músico), Isabel Pinheiro (Atriz), Lula Franco (Produtora), Caio Silva (Designer) e Bernardo Bentes, esse que vos escreve todos as Quartas e Sábados. Senta na bike e curte a brisa no rosto. Nosso site é: www.respeiteumcarroamenos.com.br