Dicas, Dicas

VegFest

VegFest

Recife sedia evento latino sobre vegetarianismo da América Latina.

Entre os dias 23 e 26 de setembro, o Recife sedia a quinta edição brasileira e nona edição latino-americana do VegFest, o maior evento vegetariano da América Latina. Como o próprio nome sugere, a ideia do congresso é levar ao público, especializado ou não, mais informações sobre o universo da prática alimentar, e muitas vezes da filosofia de vida, baseada no consumo de alimentos de origem vegetal: o vegetarianismo.

O evento:

O evento, que será realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contará com mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, oficinas de demonstração culinária, cursos e feiras de produtos veganos.

De acordo com os promotores do congresso, uma realização da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que conta com grupos em vários estados do País, e da Unión Vegetariana Latino-americana (UVLA), Pernambuco é um dos estados mais fortes do Brasil nesse segmento – Recife, a capital pernambucana, é a segunda cidade do país com mais vegetarianos, 11% da população (IBOPE 2012), perdendo apenas para Fortaleza –, mas nunca antes recebeu um evento totalmente voltado ao assunto.

“Na verdade, este é a primeira vez que o Nordeste recebe um congresso vegetariano desse porte, o que é um grande passo, sem dúvidas”,

Explica Bárbara Bastos, coordenadora do Grupo Recife da SVB e coordenadora desta edição.


Palestrantes VegFest:


Entre os palestrantes, alguns dos maiores nomes do vegetarianismo brasileiro e mundial, como o neurocientista computacional Philip Low, inventor de inúmeras inovações na área da neurologia, biomedicina e computação, tendo sido responsável, inclusive, pelo desenvolvimento do iBrain, uma plataforma de monitoramento e análise neural para portadores de neuropatologias como Alzheimer, epilepsia e Parkinson. É dele também a autoria da revolucionária Declaração de Cambridge sobre a Consciência, que reconheceu extraordinárias similaridades neurobiológicas entre os humanos e os animais.

A nutricionista Alessandra Luglio, que se dedica a promoção de atitudes saudáveis, sustentáveis e funcionais, Lisa Kemmerer, filósofa, professora e ativista dos direitos dos animais, meio ambiente e populações menos favorecidas, e o americano Gene Baur, ativista e presidente da Farm Sanctuary, uma organização de resgate de animais, também estarão presentes no evento. Segundo a coordenadora do VegFest, as pautas defendidas por eles são muito importantes principalmente porque grande parte dos jovens começa a adotar o vegetarianismo por questões éticas relacionadas aos animais. Outros temas abordados pelas palestras incluem maratonas de nutrição, ativismo, experimentação animal, movimentos sociais, meio ambiente, proteção animal e empreendedorismo vegetariano.

vegfest

O evento VegFest:

Para atingir todos os públicos, a grade de palestras do evento será dividida em dois momentos:

  • de quarta a sexta-feira, quando os debates serão exclusivos para os inscritos,
  • no sábado, com palestras gratuitas e abertas ao público.

“Nossa ideia é reunir acadêmicos, curiosos e simpatizantes”,

Afirma Bárbara.

Marly Winckler, presidente do SVB Nacional, tem ótimas expectativas para o evento.

“O Vegfest já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, sempre atraindo milhares de pessoas. Temos certeza que nesta edição não será diferente, vamos conseguir atingir nosso principal objetivo, que é divulgar da melhor forma possível o vegetarianismo e suas diferentes vertentes”.

A programação contempla ainda a realização de oficinas de demonstração culinária.

“Vamos ter dezenas de receitas deliciosas, pois queremos mostrar que o vegetarianismo não convence apenas pelos argumentos, como também seduz pelo paladar. Queremos muito que alunos de gastronomia e hotelaria participem”,

Diz a coordenadora regional, Bárbara Bastos, revelando que a área ainda não é muito explorada pelos cursos e a ideia do VegFest é ajudar a suprir essa deficiência de formação, capacitando, inclusive, professores.

Cursos VegFest:

Ainda na área alimentar, o congresso traz cursos de capacitação em nutrição vegetariana e feira vegana, voltada para os que buscam o fim de qualquer prática, atividade ou produto que explore animais na sua realização. Na feira, além de conferir comidinhas doces e salgadas, o público ainda contará com exposição de cosméticos de alta qualidade, desenvolvidos sem testes ou ingredientes provenientes de animais, e ONGs e empresas apresentando ao público trabalhos de ativismo ou fornecimento de produtos e serviços em prol do vegetarianismo.

Participe do VegFest:

Para incentivar a participação de visitantes de outros estados, o VegFest organiza um grupo de hospedagem solidária no Facebook para que pessoas possam trocar informações e ajuda no quesito hospedagem. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas através do site www.vegfest.com.br. Ao todo, serão 90 horas de programação com mais de 750 participantes oriundos de mais de 120 cidades brasileiras.

  • Informações para o público:


www.vegfest.com.br | e-mail: contato@vegfest.com.br

  • Informações para imprensa:


http://verbo.com.br/site/recife-sedia-o-maior-congresso-vegetariano-da-america-latina/

  • Jornalistas responsáveis:


Lula Portela – 81 99976.6847 | Anninha Cavalcanti – 81 98884.9097

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br