Dicas

Stand-up Paddle em Itacaré, Bahia

Uma aventura diferente para o seu #30tododia Stand-up Paddle.

Muitas são as opções de Stand-up Paddle em Itacaré. O mais tradicional é o aluguel de pranchas na Praia da Concha, onde muitos ficam de 30 minutos a uma hora se divertindo no mar, às vezes até tendo o primeiro contato com o esporte. Mas, o que pouca gente sabe, é que Itacaré oferece travessias incríveis de SUP, que o permitem ver cenários únicos graças à querida pranchina sob seus pés.

As opções de deslocamento são variadas:

Desde a remadas até as Praias Rurais ou a cachoeiras. Nós optamos pela ida à Cachoeira do Cleandro, cujo nome oficial é Cachoeira das
Quatro Quedas. Imperdível! São quatro quilômetros de remada para ir e outros quatro para voltar, totalizando cerca de cinco horas de passeio.

Pode até parecer ser difícil mas, acredite, não é. Mesmo para quem não está acostumado a remar.

Itacaré sup

 

O Passeio, Travessia de SUP em Itacaré.

Nós fechamos o passeio com a Soul SUP*, que fica na Praia da Concha. O facebook dele é esse aqui. (Eles não possuem website próprio ainda). Quem não estiver muito confiante para um passeio tão longo pode primeiro alugar a prancha para remar na própria praia para treinar e aprender os fundamentos do SUP.

A Soul SUP é a primeira escola de Stand Up Paddle de Itacaré e conta com cursos, aulas, expedições, supyoga, aluguéis de pranchas e venda de equipamentos (pranchas e acessórios). Os Instrutores são credenciados pela International Surfing Association (ISA).

O email de contato é: itacaresoulsup@gmail.com

 

Itacaré

 

  • Passeio:

A saída foi cedo, combinamos com o Paolo, nosso guia, de nos encontrar às 05:40 da manhã na base da Soul SUP. O passeio não precisa ser quase na madrugada, mas deve respeitar o horário da maré, para facilitar a remada, procuramos ir sempre na mesma direção que ela.

Começamos remando na praia, sentido Ponta do Xaréu, e entramos no Rio de Contas. Por não ter ondas, a água fica bem flat e a remada super tranquila. De lá entramos em um oásis de tranquilidade, quebrado uma vez ou outra por pequenas embarcações de pesca. Não é raro se deparar com botos por ali; mas não foi dessa vez que tivemos essa sorte.

O ritmo da remada varia com a técnica e capacidade física do grupo (se alguém não aguentar, é possível ligar para uma jangada de apoio, pagando por fora), de forma que todos conseguem aproveitar bem a travessia, sem nenhum stress.

Após um tempo subindo o rio, entramos em um braço de manguezal que nos levaria até a cachoeira.

É uma visão impressionante, passar por uma espécie de túnel de árvores, totalmente diferente do que estamos acostumados a ver na cidade, com vários caranguejos passando sobre a vegetação.

De repente, o barulho de queda d’água anunciou a chegada! A Cachoeira das Quatro Quedas é conhecida como Cachoeira do Cleandro por estar na propriedade de um senhor de mesmo nome, que cobra R$10,00 por pessoa pelo acesso, oferecendo um bar para os turistas comerem ou beberem alguma coisa. Esse valor já estava incluído em nosso passeio.Chegamos com a cachoeira vazia, estávamos sós e pudemos aproveitar as quatro quedas só para a gente (uma trilha leve de cerca de cinco minutos liga todas elas).

Banho tomado e espírito renovado, pegamos as pranchas para voltar para a Praia da Concha. É interessante notar como o mangue fica mais raso com a maré mais baixa. Ficamos ali apreciando toda aquela beleza enquanto remávamos, tranquilos, de volta para a praia.

Em uma parte do Rio das Contas, um banco de areia foi formado. Esse foi o ponto ideal para o nosso pique-nique, e claro, para aproveitar e descansar um pouquinho. Quem quiser investir ainda em mais atividades, pode arriscar um SUP YOGA bem ali, em meio a toda aquela natureza.

 

Itacaré sup

 

Para os interessados em fazer este passeio, o contato da Soul SUP é: (73) 9988 3159.

Vocês falarão com Paolo, gente boníssima! (não vimos nenhuma outra empresa oferecendo este
passeio). Boas remadas!

Curtiu, compartilhe em suas redes sociais.

Post by: @vamospraonde acesse www.vamospraonde.com e confira outras dicas de viagens com Quel e Leo.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br