Dicas

O que é Peak 8?

No Brasil, cresce a cada dia o número de pessoas que procuram academias em busca de um corpo perfeito, levando-se em conta a vida real, a maior desculpa de muitos para não adquirir uma rotina de exercícios é a falta de tempo. Pensando nisso, comecei a pesquisar e estudar algo para que meus pacientes pudessem ter maior facilidade no período de transição para um estilo de vida mais saudável.

Um médico americano, Joseph Mercola, desenvolveu um programa de exercícios chamado PEAK 8. É um treino segmentado que pode melhorar a aptidão cardiovascular e aumentar a queima de gordura. Para que esse tipo de treino tenha progresso é necessário disciplina alimentar, respeitando horários além de uma ingestão equilibrada de nutrientes. (carboidratos, proteínas, gorduras e suplementos).

O que é PEAK 8?

É um tipo de treino de alta intensidade (chamado exercícios de pique ou intervalo) com durabilidade de 20 minutos. O executor deverá sair da sua zona de conforto e chegar no limite do seu corpo, realizando essa atividade em dias alternados. Ele pode ser feito na esteira, bicicleta ergométrica, pulando corda, subido escadas, correndo ao ar livre, etc…).

  • Primeiro passo: aquecimento por 3 minutos (corrida leve, caminha mais trote ou bicicleta ergométrica);
  • Segundo passo: exercitar-se ao máximo durante 30 segundos saindo da sua zona de conforto, ou seja, acelerando o coração;
  • Terceiro passo: recupere-se durante 90 segundos, diminuindo o ritmo mas mantenha o exercício durante o período de recuperação.
  • Repita esse processo 8 vezes totalizando 8 picos, por isso é chamado de PEAK8

Atenção:

Antes de começar qualquer exercício físico consulte sempre seu médico e nutricionista.

Quais as vantagens desse tipo de treino?

Por exaustão, estimula a produção do hormônio de crescimento humano (HGH), porque combina intensidade adequada com a duração correta para a combinação aeróbia/anaeróbia, atingindo os músculos de contração super rápida, responsáveis pelo estímulo do GH.  Além disso, melhora a contratilidade do tecido muscular do coração, aumenta a capacidade pulmonar e faz com que o corpo continue queimando gordura mesmo após o término do treino.

Lembre-se:

É  importante você manter um fortalecimento muscular através da musculação para não ocorrer lesões.

Quais os cuidados em relação a alimentação quando se pratica esse tipo de treino?

Você não deverá consumir nenhum tipo de carboidrato simples até 2 horas pós-treino (fruta, açúcar, farinha branca, sucos em geral), porque isso aumentará a somatostatina, hormônio produzido pelo pâncreas, regulador da glicemia, e que por sua vez vai inibir a produção de GH, prejudicando o objetivo do treino.

Você poderá fazer até duas refeições antes de treinar. Até duas horas antes, você poderá consumir um carboidrato complexo de boa qualidade, ou seja, de baixo índice glicêmico. Uma opção prática e fácil de levar para o trabalho é o biscoito de arroz integral.

Antes do treino você poderá consumir até 30g de proteína para que você mantenha a quantidade necessária de aminoácidos circulantes no corpo.

No jantar é importante lembrar: consuma vegetal e proteína, por exemplo, frango com aspargo (diurético) e evite carnes vermelhas.

Em relação ao tempero das refeições escolha os que são livres de sódio e coloque a pimenta branca, que além de realçar o paladar é termogênico, acelerando o seu metabolismo.

Hidrate-se, beba até 8 copos de água durante o dia.

Paciência, os resultados vão acontecendo naturalmente, o importante é não desistir.

Tenha mais qualidade de vida, faça parte do nosso time.

@dramarielle Ortomolecular, Diretora da Clínica Belcorp.

www.belcorp.com.br

Tel: (62) 3233 2848

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

1 comentário

  1. Boa noite! Posso tomar Whey depois desse treino? Quanto tempo depois? Obrigada! Bjs