Dicas, Pitacos

Exposição das obras do artista Tairiku Teshima, Shodo

Tairiku Teshima no Rio de Janeiro.

Alerj traz exposição das obras do artista Tairiku Teshima em outubro.

Local:

Obras (46) ficarão expostas de 15 a 25 de outubro, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro traz ao Salão Nobre do Palácio Tiradentes, de 15 a 25 de outubro, a exposição “Shodo – caminhos da escrita de Tairiku Teshima”, com parte da obra deste grande mestre da arte da caligrafia japonesa.

A exposição conta, ainda, com duas obras feitas exclusivamente em homenagem à nossa cidade, que sediará as Olimpíadas em 2016:  

“Rio de Janeiro” e “Olimpíadas” em shodo.

Olimpíadas
Olimpíadas
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

A entrada é gratuita e funciona de segunda a sábado das 10h às 17h e no domingo das 12h às 17h..

Artista:

Nascido em Tóquio, em 1947, Tairiku Teshima é um dos maiores propulsores do Shodo, tipo de escrita artística que surgiu nos anos de 1950 e que utiliza só um ou alguns ideogramas, em vez de vários, como se fazia no passado. O resultado é uma arte caligráfica expressiva e espontânea.

A caligrafia japonesa começou a difundir-se no Japão a partir do século VII, através da expansão budista oriunda da China e da Coreia. Os primeiros calígrafos eram monges, de modo que a caligrafia se desenvolveu gradualmente como uma tradição que praticamente não se alterou até a segunda guerra mundial.

Filho de Yukei Teshima, artista e produtor cultural responsável por disseminar essa arte pelo mundo, Tairiku busca expressar, com seu trabalho, um intercâmbio entre as culturas, promovendo união e paz mundial. Suas obras já rodaram pela América Latina, começando pelo Brasil, durante o Centenário de comemoração da migração japonesa, incluindo exibições na Venezuela, México, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Para Tairiku Teshima, o Shodo não somente deve ser bem elaborado, como também deve expressar o coração do calígrafo, seu sentimento e a forma inerentes ao ideograma.

Serviço:

ENTRADA GRATUITA

“Shodo – caminhos da escrita de Tairiku Teshima”

De: 15 a 25 de outubro.

Salão Nobre: Palácio Tiradentes, 3º andar.

Rua Primeiro de Março,s/n° – Praça XV – Centro.

De segunda a sábado: 10 às 17 h. Domingos e feriados: 12 às 17 horas.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br