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Desvendamos todos os segredos da Dieta Dukan. Entenda o que é e como fazer.

Dieta Dukan

Comum principalmente para as mulheres, tentar atingir o peso perfeito é algo que exige muita paciência, muitos exercícios físicos e muitos cuidados com a saúde em geral. Ao realizar essa prática com uma dieta de risco (como a dieta cetogênica), você pode acabar piorando as coisas e deixando tudo desorganizado, principalmente hormônios, vitaminas e proteínas do corpo.

Uma das dietas mais usadas pelas mulheres que querem perder peso rapidamente é a dieta Dukan. Criada pelo médico francês Pierre Dukan, ela está muito bem explicada no livro que tem como nome “Não consigo emagrecer”, leia mais informações aqui:

Dieta Dukan: como é o passo a passo?

Se você quer saber exatamente quantos dias deve permanecer em cada fase da sua Dieta Dukan, veja, abaixo, algumas sugestões, conforme ela é explicada:

  • Se você quer perder 5 kg: permaneça 1 dia na fase 1;
  • Quer perder de 6 a 10 quilos: fique 3 dias na fase 1;
  • Quer perder de 11 a 20 quilos, é indicado que permaneça durante 7 dias na primeira fase.

O tempo de duração nas fases seguintes vai depender e variar de quantos quilos o indivíduo precisa perder. Uma dica muito importante é que os únicos doces que podem ser consumidos são pudim de ovos com leite desnatado e gelatina light sem açúcar.

Veja um passo a passo completo abaixo:

Primeira fase da dieta Dukan: fase de ataque

Essa primeira fase da dieta é quando só é permitido o consumo dos alimentos ricos em proteínas, sendo que carboidratos e doces estão proibidos.

Alimentos liberados: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem gordura, iogurte natural ou desnatado, kani, queijo cottage, peito de peru defumado, leite desnatado e ovos cozidos.

É indicado o consumo de 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, saciando a fome, e 1 colher de bagas de Goji, que exerce função antioxidante.

Essa fase costuma durar cerca de 3 a 7 dias e, geralmente, perde-se 3 a 5 quilos.

 

Segunda fase da dieta Dukan: fase de cruzeiro

Você acrescenta na alimentação legumes e verduras, porém ainda não é possível comer carboidratos. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, além de que o único doce permitido é a gelatina light. Você pode usar temperos desde que sejam azeite, limão e ervas, como a salsa e o alecrim ou vinagre balsâmico.

Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.

É importante intercalar, nessa segunda fase, um dia com proteína e outro dia com a inclusão de legumes e verduras, até que se feche o ciclo de 7 dias. Além disso, continue consumindo o farelo e as bagas de goji.

Terceira fase da dieta Dukan: fase de consolidação

Além de carnes, legumes e verduras, você também pode comer 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e também 1 porção de 40g de qualquer queijo.

Você pode comer 1 porção de carboidratos duas vezes na semana, como arroz integral, macarrão integral ou feijão. É possível, também, consumir uma taça de vinho ou de cerveja.

Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, arroz integral, macarrão integral, feijão e queijo.

Essa fase costuma durar 10 dias para cada quilo perdido, ou seja, se você quer perder 10 quilos, é preciso permanecer nessa dieta durante 100 dias.

Quarta fase da dieta Dukan: fase de estabilização

Nessa quarta fase, a recomendação é fazer a dieta da proteína igual à primeira fase, incluindo a prática de exercícios físicos de 20 minutos, abandonando o elevador e passando a usar as escadas, além de comer 2 colheres de farelo de aveia.

Alimentos permitidos: todos os alimentos estão permitidos, porém é importante dar preferência para o que é integral e sempre comer 2 porções de frutas por dia.

É indicado, também, que se consuma 2 litros de água diariamente, para garantir o correto funcionamento intestinal e assim eliminar todas as toxinas. Você pode tomar chás, café sem açúcar, nem adoçante, além de refrigerante zero, mas com moderação.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br