Dicas

Desidratação, saiba o que acontece com o seu corpo.

O que é a desidratação?

Desidratação é uma condição potencialmente grave que se caracteriza pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais.  A enfermidade é mais perigosa para crianças e idosos.

Como ocorre a desidratação?

A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina e fezes não for reposta adequadamente.

Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente, nos quadros de vômitos, diarreias e febre, nos dias de muito calor por causa da transpiração excessiva, nos portadores de diabetes em função do aumento do número de micções e pelo descontrole no uso de diuréticos.

A desidratação pode ser leve, moderada e grave.

 

desidratação

 

 

Sinais clássicos da desidratação:

São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.  

Dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de desidratação.

“Na verdade, quando sentimos sede significa que já estamos desidratados, e consequentemente  nossa performance já estará prejudicada. Temos que ter um cuidado especial com os termogênicos e a atividade física, pois como eles aumentam a temperatura corporal aumenta a perda de líquidos através do suor.”

desidratação

Dica:

Uma boa dica para saber em média quanto perdemos durante a atividade física seria pesar antes e após e com isso calcular sua desidratação, lembrem-se que 1kg = 1 litro e assim saberá quanto deve repor. Tente ingerir pelo menos 500 ml d’água 15 min antes de sua atividade física, com isso melhorando sua performance e diminuindo os efeitos negativos da desidratação! 

Dr. Márcio Tannure
marciotannure.com.br

Fotos @guilhermeguidopalma

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br