Dicas

COPA 2018 NA RÚSSIA SE APROXIMA – CONFIRA OS PREPARATIVOS PARA O EVENTO!

COPA 2018 NA RÚSSIA

CONFIRA OS PREPARATIVOS PARA O EVENTO!

Optar por fazer o Curso de Educação Física é escolher se dedicar aos estudos sobre o corpo humano, além da prática e pesquisa sobre os esportes individuais e coletivos. O Futebol é um dos esportes que recebe destaque na abordagem dos estudos e na pesquisa sobre sua importância para além da educação física, perpassando os limites e demonstrando grande influência política e econômica dentro do cenário mundial.

Não somente para os alunos de Educação Física, o futebol é uma das maiores paixões nacionais. Paixão essa que tem se estendido, tornando o esporte um dos mais populares do mundo. Quatro anos após ter recebido o evento em solo nacional, os apaixonados por futebol agora voltam os olhos para a Rússia, país que irá sediar o evento em 2018.

 

História da Copa do Mundo

Organizada pela FIFA – Federação Internacional de Futebol, a Copa surgiu pelo desejo de criar um torneio mundial do esporte. A primeira edição ocorreu em 1930, dois anos após a aprovarem a criação do torneio, no Equador.

Inicialmente apenas 13 equipes participaram do evento. Hoje são necessários dois anos de etapas classificatórias envolvendo cerca de 200 equipes para selecionar quais times irão participar do torneio.

Durante quase 50 anos, o evento foi dividido em quatro grupos de quatro times, mudando apenas em 1982, na Espanha, quando passou a comportar seis grupos de quatro times. Nos últimos 20 anos, o modelo atual com oito grupos de quatro times se manteve.

Importância da Copa do Mundo

Muito mais do que um torneio de Futebol mundial, a Copa traz ao mundo e ao país que a recebe vantagens semelhantes às das Olimpíadas. Mobilizando não só o mercado esportivo, esse evento exerce grande influência sobre os aspectos políticos e econômicos da sede.

A paixão pelo futebol é capaz de fazer milhões de pessoas se moverem até o país-sede, sendo um período extremamente positivo para o turismo local. Os setores de transporte e lazer também são alavancados pela estadia dos turistas no país.

Além das transformações momentâneas nos mercados e na economia, há uma série de mudanças feitas que beneficiam o local mesmo após o final do evento, como estádios e espaços esportivos que são criados para comportar o número de jogos. A criação e expansão de linhas de transporte, de locais públicos, a manutenção dos serviços básicos estruturais também são alguns dos reflexos positivos deixados aos receptores do torneio.

Copa de 2018

 

A vigésima primeira edição do evento ocorrerá esse ano, na Rússia. O país Anfritrião conta com onze cidades-sede que encantam não só pela estrutura esportiva, mas pela beleza e história que possuem. O torneio contará com 32 participantes e ocorrerá entre 14 de junho e 15 de julho. Com vagas distribuídas pelas confederações continentais, os times classificados tiveram o grupo sorteado em dezembro de 2017. O Brasil, integrante do Grupo E, faz seu primeiro jogo no dia 17 de junho contra a Suiça em Rostov.

Conhecendo algumas das sedes

Após receber a Universíada de Verão em 2013 e os Jogos Olímpicos de inverno em 2014, a Rússia receberá a Copa do Mundo em 2018. Contando com onze cidades-sede e 12 estádios, o país possui excelente estrutura para receber os jogos e abrigar com conforto e qualidade os torcedores.

Moscou – Spartak Arena

O estádio Spartak se encontra na capital Russa, Moscou, e possui capacidade para 43.298 pessoas. Essa arena receberá cinco dos jogos ocorridos durante a Copa 2018

São Petesburgo – Zenit Arena.

A arena Zenit, localizada em São Petesburgo, comporta 68.134 pessoas e receberá sete jogos, entre eles uma semifinal.

Kazan – Kazan Arena

Com o mesmo nome da cidade que a hospeda, a arena Kazan irá receber cinco jogos e uma quarta de final. A arena acomoda até 44.779 torcedores

 

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br