Dicas

Conheça a estratégia da reavaliação cognitiva e a sua eficácia

Reavaliação Cognitiva

Pesquisa com corredores:

Estudo realiza “reavaliação cognitiva” em corredores.

Para muitas pessoas, a corrida, apesar de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, não é uma atividade agradável e estimulante. Com o objetivo de superar as dificuldades que muitos encontram ao correr, um grupo de pesquisadores realizou um estudo
que testa uma tática psicológica chamada "reavaliação cognitiva" nos corredores.

Através da reavaliação cognitiva, o intuito era fazer com que os corredores adotassem uma forma mais subjetiva de lidar com a atividade. Esse é um truque psicológico já amplamente utilizado em pacientes que fazem terapia, nesse caso, para transformar emoções negativas em respostas positivas vindas da mente.

Métodos adotados:

Para a realização desse estudo, que foi publicado no relatório Motivation and Emotion, os pesquisadores recrutaram 24 corredores, cujas idades eram entre 18 e 33 anos, que tivessem o hábito de praticar pelo menos uma corrida de mais de 15 quilômetros por semana.

Ao longo da pesquisa, cada corredor precisou visitar o laboratório de testes três vezes, realizando em cada uma delas uma corrida de 90 minutos que atingisse um grau de esforço classificado como exercício vigoroso.

Na primeira visita, os corredores não receberam nenhuma instrução e puderam realizar a corrida da forma como já estavam acostumados.

Na segunda visita, por sua vez, os voluntários foram instruídos a pensar em temas variados enquanto corriam, para assim se distrair da
atividade e não se concentrar nas dificuldades do treino.

Já na terceira e último visita, os pesquisadores instruíram os corredores a adotar a técnica da reavaliação cognitiva, encarando a corrida de forma neutra, como se fossem jornalistas ou cientistas que estão avaliando esse tópico para descrevê-lo posteriormente.

Na segunda e na terceira visita, os corredores foram sendo lembrados pelos pesquisadores ao longo de toda a corrida para seguirem com a respectiva estratégia de pensamento citada.

 

 

Efeitos da adoção da reavaliação cognitiva:

De acordo com vários limites psicológicos avaliados antes, durante e após cada corrida de 90 minutos, os corredores se sentiram menos exaustos quando adotaram a técnica da reavaliação cognitiva.

Em contrapartida, a estratégia da distração durante a corrida, utilizada na segunda visita dos voluntários, não surtiu qualquer efeito quando comparado a primeira visita, em que nenhuma instrução psicológica foi adotada.

Segundo os pesquisadores, essa constatação reforça os resultados de outros estudos sobre o tema, nos quais a técnica da distração também demonstrou ser ineficaz na tentativa de alterar o foco na mente dos corredores do cansaço e das dores sentidas ao longo de uma prova de nível tão elevado.

Contudo, existem algumas limitações nessa pesquisa. A principal é que os pesquisadores não têm como ter realmente certeza de que os corredores praticaram a reavaliação cognitiva de forma correta.

Além disso, por serem corredores mais experientes, o efeito da reavaliação cognitiva nos voluntários provavelmente possui impactos diferentes do que teria em corredores novatos ou com menos experiência.

Sendo assim, com os resultados obtidos, os pesquisadores conseguiram informações que os estimularam a continuar estudando sobre os efeitos da reavaliação cognitiva nos corredores.

Agora, o desafio será testar essa técnica em outros grupos, que estejam menos familiarizados com a atividade.

Fonte:

http: www.thisisinsider.com/how-to-use-cognitive-reappraisal-when-running-2018-7
A mental technique called “cognitive reappraisal” makes long-distance running feel easier

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br