Dicas

Condromalácia, o que os médicos tem a dizer

Parecer médico para a condromalácia

A condromalácia é uma das causas mais comuns de dor no joelho.

A lesão se localiza na cartilagem da patela e se inicia com uma fase de amolecimento, podendo posteriormente evoluir com degeneração e erosão. Pode surgir devido  a um trauma ou por alterações biomecânicas na articulação patelo femoral, que levam a um mau alinhamento entre a panela e a tróclea ( superfície do fêmur com a qual a panela se articula),  porém muitas vezes não há causa definida.

Sobrecarga

A sobrecarga sobre os joelhos ou overuse pode precipitar o aparecimento dos sintomas. Geralmente o  paciente se queixa de dor na frente do joelho, sendo típico o relato de que piora ao subir e descer escadas ou ao se levantar da cadeira, principalmente após um período prolongado sentado, como durante uma sessão de cinema.

Crepitação pode ser percebida palpando o joelho durante movimentos de flexo-extensão e existem simples testes clínicos que o ortopedista realiza corroborando com o diagnóstico. Além disso o médico pode detectar sinais de instabilidade pateio femoral, como patela alta, lateralizada e genovalgo aumentado, características estas que são mais frequentes em mulheres e talvez por isso a condromalácia seja muito mais frequente no sexo feminino.

A imagem por ressonância magnética auxilia no diagnóstico e graduação das lesões, mas é muito importante ressaltar que é comum encontrar alterações no exame em pessoas que são totalmente assintomáticas, sendo considerado um achado sem relevância clinica.

Tratamento

O tratamento inicial é eminentemente conservador, sendo o tratamento cirúrgico indicado somente nos casos de falha completa do conservador ou quando se observa sinais claros de mau alinhamento patelar (instabilidade).

O tipo de cirurgia pode variar desde desbridamento/abrasão por artroscopia até realinhamento cirúrgico da patela, mas que fique claro que a cirugia é exceção.

Então vamos ao que interessa. Prescrever anti-inflamatórios ou remédios protetores de cartilagem qualquer médico pode fazê-lo. Isso ajuda, mas não resolve. O caso tem que ser entendido como um problema biomecânico e somente atuando nessa área haverá um resultado satisfatório.

O que fazer

O músculo vasto medial oblíquo ( VMO) é o mais importante na mecânica patelar. Fraqueza neste músculo pode levar a lateralização da patela, resultando em aumento nas forças de compressão patelofemoral.

Nos pacientes com condromalácia, o reequilíbrio das forças entre os músculos envolvidos é o foco principal do tratamento.

Não existe uma maneira de fortalecer isoladamente o VMO, porém estudos comprovam que protocolos de exercícios isocíneticos obtém grandes resultados na melhora da força muscular, na resistência, na intensidade da dor e na capacidade funcional de atletas com condromalácia. Estudos comprovaram também que o exercício melhora a nutrição da cartilagem articular e diminui o edema.

Exercícios mais seguros

Exercício de cadeia cinética fechada (leg press ou agachamento) são mais seguros quando realizados de 0 a 45 graus de amplitude de movimento e os de cadeia cinética aberta (cadeira extensa e flexora), entre 25 e 90 graus nos portadores de condromalácia. Deve se ter em mente que os exercícios feitos de forma inapropriada serão deletérios às articulações.

Nos pacientes mais sintomáticos, o protocolo deve iniciar priorizando os exercícios de cadeia cinética fechada e em ângulos ainda mais reduzidos, de 0 a 30 graus, nas primeiras sessões.

Opinião do Especialista:

Se eu pudesse resumir o tratamento da condromalácia em três palavras, estas seriam: FORTALECIMENTO, ALONGAMENTO, PROPRIOCEPÇÃO (treino de equilíbrio e conscientização corporal).

Isso pode ser conseguido através de fisioterapia, musculação e treinos funcionais.

Os exercícios de fortalecimento não necessitam ser realizados todos os dias, mas alongamentos dos músculos dos membros inferiores devem ser praticados diariamente de forma leve em quem tem condromalácia. Isto diminui as forças compressivas na articulação patelofemoral. E os treinos de propriocepção promovem ativação neural reequilibrando as forças entre os principais músculos do joelho.

Costumo dizer aos meus pacientes que isto é como tomar um remédio, aliás é o melhor remédio para condromalácia.

Autor do texto:

Dr Jorge Rafael Wenke siga no Instagram @drjorgewenke

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho

Staff do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia ( INTO)

Colunista do 30tododia

email:   jrwenke@gmail.com              consultório:  Avenida Ataulfo de Paiva 135/ 1117 Leblon   tefone: 3449-1050

 

Referencias:

  1. Y Yildiz, T Aydin, U Sekir, C Cetin, F Ors, T Alp Kalyon Relation between isokinetic muscle strength and functional capacity in recreational athletes with chondromalacia patellae Br J Sports Med 2003;37:6 475-479 doi:10.1136/bjsm.37.6.475
  2. Powers CM. Rehabilitation of patellofemoral joint disorders: a critical review. J Orthop Sports Phys Ther1998;28:345–54.
  3. Milgrom C, Finestone A, Eldad A, et al. Patellofemoral pain caused by overactivity. J Bone Joint Surg [Am] 1991;73:1041–3.
  4. Arrol B, Ellis-Pegler E, Edwards A, et al. Patellofemoral pain syndrome; a critical review of the clinical trials on nonoperative therapy. Am J Sports Med 1997;25:207–12.
  5. Walsh WM, Fulkerson JP. Diagnosis and treatment of patients with patellofemoral pain. Am J Sports Med2002;30:447–56.
  6. Owings TM, Grabiner MD. Motor control of the vastus medialis obliquus and vastus lateralis muscles is disrupted during eccentric contractions in subjects with patellofemoral pain. Am J Sports Med2002;30:483–7.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br