Dicas

Dia Mundial do Diabetes (14/11)

Dia Mundial do Diabetes (14/11)

Neste sábado, dia 14 de novembro será lembrado o Dia Mundial do Diabetes com corrida em volta do Maracanã Novembro Azul.

O décimo primeiro mês do ano ganhou sobrenome desde que campanhas de várias partes do mundo se uniram para conscientizar a população sobre o diabetes mellitus. Principalmente, porque 90% dos casos são caracterizados pelo tipo 2 da doença, dos quais, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 70% podem ser prevenidos com medidas simples de estilo de vida.

“O DM2 se manifesta principalmente em indivíduos que não fazem atividade física e estão acima do peso”, alerta a Dra. Anna Gabriela Fuks, endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Rio de Janeiro.

Números do Diabetes no Brasil

No Brasil atinge cerca de 8,7% da população – o Maracanã será palco de um grande espetáculo. Só que dessa vez, o show não acontecerá nos gramados, e nem os protagonistas serão jogadores de futebol. É que as atenções estarão voltadas para o entorno do estádio mais famoso do mundo, onde cerca de 300 pessoas, entre adultos e crianças, participarão do 3º Desafio Correndo pelo Diabetes (corrida e caminhada), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com a Dra. Anna Gabriela Fuks, a realização de corridas em congressos e eventos para diabéticos é comum em vários países, não por acaso.

“Além da atividade física fazer bem ao tratamento do diabético, desmistifica a ideia de que o paciente é debilitado e incapaz. É possível, sim, ter qualidade de vida com a doença, basta ela estar bem controlada”, afirma a especialista.

No local, além da realização gratuita de exames de glicemia capilar, para medir o nível de açúcar no sangue, haverá endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos dando orientações.

Para o público infantil, haverá uma área de recreação, com atividades, como tatuagem, pintura na cara, pula-pula e até ‘contação’ de história com um personagem diabético.

“A prevalência de obesidade em crianças vem aumentando muito, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2. As crianças estão com hábitos de vida cada vez piores, incluindo o sedentarismo”, alerta a especialista.

Ainda de acordo com Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), uma a cada 12 pessoas no mundo tem diabetes. Só em 2014, foram 4.9 milhões de mortes provocadas pela doença, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) deverá ser a sétima principal causa de morte em 2030.

maraca

Percursor do Running Class.
Especialista em corrida.
Professor Educação Física, pós graduado em gestão de pessoas.
Email: celojt@me.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Percursor do Running Class. Especialista em corrida. Professor Educação Física, pós graduado em gestão de pessoas. Email: celojt@me.com