Aventura, Dicas

Praia de Itamambuca um destino para o surf, treino funcional, yoga e muita diversão

Aventura na Praia de Itambuca – Ubatuba

Hora de cair na estrada, e o nosso Destino: Praia de Itamambuca – Ubatuba.

Saímos ansiosas para conhecer uma nova turma de vinte e oito meninas em busca de uma mesma aventura, o Surf!!!

Foi uma grande experiência para meninas que chegavam de diversas partes do Brasil, muitas sem nunca terem se visto antes. Percorreram quilômetros desde Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió e João Pessoa para participar de uma super programação de 3 dias com muito surf, funcional, alongamento, comida vegana e yoga no destino #SoulDelas.Tudo pensado para cuidar do corpo, da mente e da alma da forma mais divertida possível.

 

Foto Rafael Magalhães
Foto Rafael Magalhães

O Surf

O primeiro dia começou cedo, e após o café-da-manhã, todas seguiram para a clínica de surf com a equipe da Bi Campeã Suelen Naraisa na praia de Itamambuca, lugar de ondas perfeitas e constantes, palco de diversos campeonatos de surf e paraíso para todos os níveis de surfistas. Para muitas das meninas este foi a primeiro contato com o esporte, enquanto que para outras, uma super oportunidade para aperfeiçoar suas técnicas.

As turmas foram separadas por níveis onde todas faziam aula teórica na areia e depois caiam no mar, no inside (ondas que quebram no início da praia) para as iniciantes e o outside (ondas que quebram no fundo) para as mais avançadas. O melhor de tudo era poder ver no rosto de cada uma a alegria de ficar em pé na prancha pela primeira vez ou fazer aquela manobra que nunca havia feito antes. E vamos combinar que exercitar o corpo fazendo o que se ama é ainda mais prazeroso, né!

 

Foto: Ana Catarina Teles
Foto: Ana Catarina Teles

O Surf traz muitos benefícios para seu corpo:

  • Excelente exercício cardiovascular.
  • Trabalha todos os grupos musculares.
  • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.
  • É um esporte praticado em contato com a natureza.

Antes pegar a prancha e sair pegando onde confira algumas dicas que podem fazer a diferença.

  • Saber nadar.
  • Usar bloqueador solar.
  • Conhecer as condições do mar antes de entrar.
  • Beber muita água antes de depois da prática do surf.
  • Fazer refeições leves antes de entrar na água.

Como o surfe depende de tempo e oportunidade para ser praticado, o surfista deve manter outra atividade física, como a musculação ou a natação.

Yoga Funcional

Não foi só no mar que trabalhamos o corpo e a mente. Depois das aulas de surf, a programação era praticar nosso #30tododia com Funcional e Yoga, pois são atividades fundamentais para o preparo completo de um atleta de surf.

O funcional e a Yoga podem colaborar muito para:

  • Fortalecimento de grupos musculares
  • Previne determinadas lesões e dores causadas pela dinâmica do corpo que a prática do surf exige.
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória: respirar de forma correta mantém você mais calmo e com mais gás para o surf.
  • Ajuda na concentração e controle do seu corpo em um ambiente inconstante como o mar
  • Aumento da flexibilidade do corpo que ajuda na postura da base e do equilíbrio em cima da prancha.

 

Foto Robson Monteiro
Foto Robson Monteiro

Alimentação saudável: vegano/vegetariano

Do que adiantaria exercitar o corpo e a mente se a gente não pensar no que come?

Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para ganho de energia e resistência para qualquer esporte. Por isso, convidamos o ESPAÇO PURA VIDA para visitar a casa e ensinar às meninas como preparar uma moqueca de banana da terra de lamber os dedos!

Você juraria que estava comendo uma moqueca de peixe, mas não! Esses são os segredos do chefe Lucas Detoni que também explicou para as meninas qual a diferença entre ser vegano e ser vegetariano.

 

Foto Robson Monteiro
Foto Robson Monteiro

 

Vegano x Vegetariano:

O Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos, excluindo o uso de todas as carnes animais, incluindo o peixe. O veganismo é uma filosofia de vida motivada por ética e respeito aos direitos animais, que procura evitar qualquer sofrimento desnecessário aos mesmos. Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal, não só da sua dieta como de tudo o que utilizam, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.

Educação Ambiental

E claro, de que vale cuidar de nós mesmos e esquecer de cuidar do meio em que vivemos?

A natureza é nosso parque de diversões, e é neste ambiente de mar, rios e florestas que praticamos nossas atividades. Precisamos cuidar como todo carinho e principalmente respeito. E foi pensando em contribuir com este cuidado que no primeiro dia convidamos as meninas para “adotarem” um Ecocopo, reduzindo ao final de três dias quilos de copos descartáveis que não poderiam ser reutilizados.

Também recebemos na casa a palestra do Projeto Tamar, que nos presenteou com informações e indicadores riquíssimos sobre a vida marinha e das tartarugas e sobre como podemos colaborar para diminuir os impactos e a extinção destes animais.As meninas nos surpreenderam com a quantidade de perguntas e profundo interesse!

Não pararam de fazer perguntas importantíssimas sobre este mundo antes tão desconhecido para muitas.

Diversão

Essa era a pedida número 1 na casa #SoulDelas!

O repertório musical não podia ser mais eclético e engraçado, não deixou ninguém parado! Incluía ritmos como “É o Tchan, Ragatanga, Mc Marcinho e todas aquelas relíquias do fundo do baú”. Temos certeza que elas gostariam de manter segredo sobre este tema, mas se você quiser a melhor seleção de músicas bregas do mundo pode procurar pela playlist “Calaboca Brasil”no Spotify!rs… E não parou por aí, o ápice da animação foi “roubar” nove pizzas tamanho família das mão de um entregador de pizza e colocar o camarada para dançar “na boquinha da garrafa” com 2 litros de coca-cola! Isso rendeu muita gargalhada!

 

Foto Robson Monteiro
Foto Robson Monteiro

 

Para dar folga aos nossos ouvidos (chegava uma hora que o baú tinha que ser fechado né! rs) fomos presenteadas com uma voz belíssima de uma das participantes, a Vanessa, que ainda tocava violão e animava a turma com seu carisma. A cantoria rolou solta! Foi muito especial ver a interação entre as meninas, pois a grande maioria não se conhecia antes e na casa, compartilharam sua cultura, histórias e experiências e hoje, todas mantêm contato e estão sempre agitando encontros para as atividades! Futebol, pedalada, surf, funcional, nosso #30tododia está garantido de companhia! São nestes momentos que acreditamos ter concluído de fato a missão da HardCoreSports.”Proporcionar as melhores experiências de aventura!

Concurso Melhores Fotos

O concurso das melhores fotos para levar os super prêmios dos nossos apoiadores foi comandado pelos atletas Wigoly Dantas (profissional da elite do surf e time “brazilianstorm”), Caio Vaz (campeão mundial de Sup Surf) e Felipe Kizu (Campeão mundial de surf adaptado).

Foto Ana Catarina Teles
Foto Ana Catarina Teles
Agência de viagem especializada em esportes de aventura.

www.hardcoresports.com.br

Post AnteriorPróximo Artigo
Agência de viagem especializada em esportes de aventura. www.hardcoresports.com.br