Dicas

Melhores lugares para andar de bicicleta no Rio de Janeiro

Não é de hoje que sabemos o quanto é saudável incluir atividades físicas em nosso cotidiano. Todavia,  podemos aliar os momentos de lazer praticando atividades de baixa intensidade, porém, extremamente prazerosas. O Ciclo Turismo já é uma realidade em nossa cidade e a “magrela” já faz parte do cenário carioca.

Existem muitos pontos, rotas e trilhas que podem ser feitas de bike no Rio de Janeiro:

Orlas:

Toda a Orla Carioca possui ciclovias compartilhadas com pedestres, o que possibilita, por exemplo, pedalar do bairro do Flamengo ao final do Recreio! São mais de 50 km! Sem dúvida um super treino para quem gosta de desafios.

Lagoa:

Tanto para a corrida quanto para uma pedalada, é uma excelente opção para a prática da atividade física ao ar livre e com muitas opções. Toda a volta a lagoa chega a ter em torno de 7 km de extensão e a quilometragem está toda marcada na pista.

Montanhas:

A tradicional subida a Estátua do Cristo Redentor, a recém-reformada Vista Chinesa (com excelente sinalização e asfalto novo), a Mesa do Imperador, o Alto da Boa Vista, a Estrada das Canoas em São Conrado entre outras são cada dia mais exploradas pelos Ciclistas. Estes locais são excelentes desafios que podem ser conquistados por todos.

Aterro do Flamengo:

Fica fechado exclusivamente para o treinamento de Ciclistas de 04:00 as 06:00 horas da manhã  de Segunda a Sexta e aos Domingos fechado para área de lazer. Outra excelente opção para os que já estão em níveis avançados de treinamento e também para os que estão iniciando. A presença constante da CET-Rio no local proporciona segurança ao local.

Estádios Engenhão e Maracanã:

Ao redor destes estádios, é perfeitamente possível compartilhar com ciclistas e corredores o amplo espaço para as atividades físicas. Entretanto, em dias de Jogos, torna-se necessário redobrar a atenção, pois o processo de organização da segurança dos mesmos acaba aumentando a quantidade de pessoas circulando nas redondezas destes locais.

Praças:

Espalhadas pelo Rio de Janeiro, as ATIs (Academia da Terceira Idade) proporcionam a melhora de nossos queridos “velhinhos” com exercícios funcionais básicos que revigoram, motivam e plantam a ideia da prática da atividade física voltada para a saúde.

Quinta da Boa Vista, Parque Lage e Jardim Botânico:

Lugares de extremo bom gosto pela conservação e arborização, contribuem para um excelente ambiente para a prática de uma corrida e de uma pedalada. Importante citar a necessidade de utilizar capacete, roupa apropriada, suprimentos e kits de reparos rápidos.

Se você ainda não possui uma Bike, não é mais desculpa alguma para não pedalar por aí. Existe na Cidade um sistema de aluguéis, onde você pode através de seu Smart Phone alugar uma. Este serviço funciona diariamente de 6:00 às 22:00 h. O Bike Rio, com suas bikes laranja patrocinadas pelo Banco Itaú, possuem marchas, cestinha e cadeado para você sair por aí bicicletando de uma estação para a outra. Basta possuir um cartão de crédito e alugar sua bike por apenas R$ 5,oo ao dia ou R$ 20,oo por Mês. Mas existem algumas regras, as quais você precisa estar atento. A bike só pode ser usada de forma contínua por no máximo 1 hora… deve-se devolver a mesma em uma estação próxima e aguardar por 15 minutos até poder retirar a “magrela” novamente! Informação sobre o download do app e aluguel das bikes acesse o Move Samba.

Agora você não tem mais desculpas para não dar início a um estilo de vida saudável. Quem quer, dá um jeito, quem não quer arranja uma desculpa! E você tá esperando o que?

Viver bem, viver melhor e com qualidade, só depende da dar um primeiro passo

Post AnteriorPróximo Artigo