Dicas

Olheiras: receitinhas caseiras para disfarçá-las!

Receitinhas caseiras para disfarçar as olheiras!

Olheiras são realmente odiáveis! Hoje eu (@dravividermato) vou ensinar alguns truquezinhos caseiros para disfarçá-las, mas antes vou explicar porque as olheiras existem.

As olheiras são primariamente causadas por três fatores:

  1. Vasculares: quando ocorre dilatação dos vasinhos da delicada pele das pálpebras, deixando-as “inchadinhas” e arroxeadas.
  2. Pigmentares: quando ocorre acúmulo de pigmentos de melanina e hemossiderina, deixando a área dos olhos escurecida.
  3. Constitucionais: ocorre em pessoas que possuem um sulco mais profundo abaixo dos olhos ou naquelas cujo processo de envelhecimento leva ao aparecimento de bolsas infrapalpebrais, secundárias a flacidez cutânea.

Nos consultórios médicos, olheiras vasculares e pigmentares são normalmente tratadas com luz intensa pulsada, lasers ou peelings específicos para área dos olhos.

Quando o problema é a presença de um sulco infra-orbital profundo, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma excelente opção terapêutica, com ótimos resultados.

Já quando o passar do tempo trouxe o acúmulo de grandes bolsas sob os olhos, muitas vezes apenas a cirurgia plástica poderá ser efetiva. Prometo fazer outro post detalhando indicações e métodos realizados nos consultórios médicos para o tratamento de olheiras – o tema hoje é te ajudar a disfarçá-las em casa, no sufoco de um dia de trabalho após uma noite mal dormida ou antes de um evento importante em que as olheiras cismam em aparecer mais do que você.

 

Como disfarçar as olheiras em casa.

Todas as receitas devem ser aplicadas frias, pois o principal efeito das mesmas é causar contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o arroxeado e o inchaço, tão comuns nas olheiras cujo fator vascular é preponderante. Mas atenção: o efeito é temporário e infelizmente, as olheiras retornarão.

Outras dicas importantes: não utilize temperaturas geladas, que podem sensibilizar a delicada área dos olhos e aplique hidratantes próprios após terminado o processo.

Receitinhas caseiras:

  • Compressa de soro fisiológico: molhe dois discos planos de algodão com soro e coloque-os no congelador. Aplique-os sobre os olhos fechados, resfriados (não gelados) e aguarde 15 minutos.
  • Compressa de chá de camomila: faca chá de camomila, escorra e guarde dois “saquinhos” com a erva no congelador. Quando estiverem resfriados aplique-os sobre as pálpebras inferiores por 15 minutos. Evite que o chá caia nos olhos.
  • Resfrie 2 colheres de metal e aplique-as diretamente sobre as pálpebras inferiores por 10 minutos.

Essas dicas te ajudarão a contornar as olheiras, mesmo que temporariamente.

Texto: Dra. Vivian Amaral, siga no Instagram @dravividermato

Leia também: Como funciona a depilação a laser.

Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami)
Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center)
Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon
Consultas: (21) 37958679 / 78564272
Urgências: (21) 972769939
www.facebook.com/VivianDermato
www.vivianamaral.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami) Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center) Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon Consultas: (21) 37958679 / 78564272 Urgências: (21) 972769939 www.facebook.com/VivianDermato www.vivianamaral.com.br