Dicas

Filtro solar oral existe?

Filtro solar oral existe?!

Especialmente interessante para quem se expõe ao sol durante a atividade física, já que o suor “lava” o filtro solar tópico, diminuindo-lhe a eficácia, o filtro solar oral seria um grande aliado a fotoproteção adequada.
Recentemente, pesquisadores da Harvard Medical School comprovaram que um medicamento fitoterápico oral, o Polypodium leucotomus, protege a pele de queimaduras solares. O principio ativo, o extrato seco do Polypodium leucotomus, é proveniente de uma planta tropical cultivada nas Américas Central e do Sul, com propriedades anti-inflamatôrias cientificamente comprovadas.

Estudo sobre o filtro solar

De acordo com os  cientistas da Universidade de Harvard ao se observarem os efeitos da exposição solar sobre a pele de indivíduos aos quais o fitoterápico havia sido administrado, verificou-se que a taxa de queimaduras solares e alterações genéticas predisponentes ao aparecimento de tumores cutâneos estava abaixo do esperado, comprovando o efeito fotoprotetor da medicação.
Essa fotoproteção seria mediada pelos efeitos antioxidantes e imunoprotetores do Polypodium leucotomus, que combate os radicais livres responsáveis pelos efeitos deletérios da radiação UV sobre a pele. A pele protegida pelo medicamento apresentava-se menos vermelha e sensibilizada e portanto, mais protegida frente a exposição solar. Postula-se ainda, que a longo prazo, o produto possa atuar como um potente agente anti-idade ao inibir a ação a radiação UV, principal fator ambiental responsável pelo envelhecimento da pele.
filtro solar

Opinião dos dermatologistas

A maioria dos dermatologistas prescreve a medicação para pacientes com doenças fotossensíveis, para pessoas de pele muito clara ou que se expõem ao sol com freqüência e finalmente, para quem deseja amenizar os efeitos do sol durante o processo do envelhecimento. O uso de fitoterápico  entretanto, não dispensa a aplicação tópica do filtro solar, mas contribui com uma proteção adicional para se estabelecer uma relação natural e segura com o sol.

Texto:

Vívian Amaral – Dermatologista
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami)
Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center)
Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon
Consultas: (21) 37958679 / 78564272
Urgências: (21) 972769939
Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami)
Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center)
Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon
Consultas: (21) 37958679 / 78564272
Urgências: (21) 972769939
www.facebook.com/VivianDermato
www.vivianamaral.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami) Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center) Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon Consultas: (21) 37958679 / 78564272 Urgências: (21) 972769939 www.facebook.com/VivianDermato www.vivianamaral.com.br