Dicas

Como funciona a depilação a laser? Quais as limitações do tratamento?

Depilação a laser

Como funciona a depilação com laser?

O outono chegou e agora, com uma trégua dos longos dias ensolarados do Verão, você quer finalmente fazer aquela depilação a laser que vem adiando há muitos carnavais, certo?

Então vem comigo (@dravividermato) que eu vou te explicar direitinho como a depilação com laser funciona.

Primeiro, o laser é uma fonte especial de luz. O processo de depilação exige que o aparelho emita uma luz capaz de aquecer e lesar os pêlos sem danificar a pele ao redor – mas como isso é possível?!

A luz emitida por uma máquina de laser é, por definição, monocromática, forte e concentrada. Dizer que o “raio laser” é monocromático significa que, diferente da luz visível que tem um amplo espectro de cores, ele tem apenas uma cor e portanto, um comprimento de onda. Será o comprimento de onda específico do laser, que o tornará capaz de acertar e danificar alvos específicos na pele. Assim, sabemos que os comprimentos de onda dos lasers de depilação são principalmente específicos para a melanina, pigmento presente nas raízes dos folículos pilosos. Está explicada então a depilação a laser: direciona-se à raiz do pêlo um feixe de luz forte e concentrado, provocando um dano térmico específico e localizado que acaba por “queimar” o pêlo.

Obs: Agora você já entendeu porque não pode fazer depilação com métodos que arranquem os pêlos pela raiz, como cera e pinça, durante o tratamento com laser, não é mesmo?! É preciso que a raiz, alvo do laser, esteja presente para ser queimada!

Em que situações o laser deve ser indicado? Quais as limitações do tratamento?

A depilação com laser é indicada para eliminação de pêlos indesejáveis, principalmente localizados em buço, queixo, axilas, virilhas, pernas, aréola mamária e área de barba. As condições ideais para a utilização do laser são depilação de pêlos grossos e escuros, como aqueles localizados em axilas e virilhas, isso porque, por possuírem grande quantidade de melanina, esses pêlos respondem melhor a depilação.

As limitações do método, apesar dos avanços tecnológicos, ainda repousam sobre o tratamento de pêlos claros e finos. Além disso, pessoas negras, morenas e bronzeadas precisam ser tratadas com cautela, já que há grande quantidade de melanina na pele ao redor dos pêlos.

As máquinas modernas possuem mecanismos que as tornaram mais eficazes em tratar pêlos claros e finos e peles morenas, entretanto nessas situações em geral é necessário maior número de sessões e o resultado final poderá não ser comparável a depilação realizada nas “condições ideais”.

Pêlos brancos não respondem a depilação a laser.

  • Contra-indicações ao uso do laser incluem:

Uso de isotretinoína oral nos últimos 6 meses, gravidez, distúrbios hormonais, doenças fotossensíveis, medicamentos fotossensibilizantes e infecções na área a ser tratada.

O que devo esperar do tratamento?

De acordo com o FDA, órgão americano que regula o comércio de alimentos e medicações nos EUA, é considerada remoção eficiente dos pêlos a perda significativa e estável dos pêlos por um período maior do que quatro a doze meses. Pois é, isso quer dizer que a depilação com laser não é definitiva e sim duradora… Em geral, são realizadas 6 a 10 sessões em intervalos de 4 a 6 semanas, com notável remoção dos pêlos.

Sessões de manutenção deverão ser realizadas, de acordo com a evolução, em intervalos entre 4 a 12 meses.

Texto:

Dra. Vivian Amaral. Siga no Instagram @dravividermato

Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami)
Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center)
Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon
Consultas: (21) 37958679 / 78564272
Urgências: (21) 972769939
www.facebook.com/VivianDermato
www.vivianamaral.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Dra. Vivian Amaral
Sócia Efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fellow em Dermatologia Geral com ênfase em Terapia Capilar (Universidade de Miami) Fellow em Cosmética e Lasers (Miami Mount Sinai Medical Center) Rua Carlos Góis, 375/412, Leblon Consultas: (21) 37958679 / 78564272 Urgências: (21) 972769939 www.facebook.com/VivianDermato www.vivianamaral.com.br