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Tipos de Pisada vs. Tênis de Corrida

Tipos de Pisada vs. Tênis de Corrida

Todos os dias corredores de vários níveis calçam os seus tênis antes dos treinos e se perguntam:

Será que se meu tênis está me ajudando ou prejudicando?

Esta é uma dúvida recorrente no consultório. Os treinadores de corrida também são alvo destes questionamentos.

A ansiedade de melhorar a performance, quer seja para correr mais quilômetros ou melhorar o pace leva os atletas a cometerem os maiores absurdos.

“Um estudo canadense mostrou que a principal causa de lesão em corredores recreativos era algum tipo de erro no treino”.

Numa revisão sistemática da literatura sobre lesões de corredores Saragiotto et al. encontraram como principal fator de risco para lesões em corredores em geral a ocorrência de uma lesão prévia nos últimos doze meses.

O mesmo grupo de São Paulo (SPRunIG – São Paulo Running Injury Group) fez uma pesquisa qualitativa entre corredores. Eles observaram que os corredores brasileiros acreditavam que as lesões seriam causadas por:

  1. erros nos treinos
  2. tênis errado.

O que é um dado alarmante! As pessoas realmente acham que o tênis que usam pode afetá-las a ponto de causar lesões graves.

O que dizem os estudos:

Recentemente um estudo de Nielsen et al. demonstrou que não havia relação entre a pisada pronada e lesões em corredores, muito menos entre a pisada e o tipo de tênis utilizado.

Já em 2009 Richards et al. observaram que não havia evidência científica que desse suporte à prescrição desse ou daquele tênis.

O nosso sistema musculoesquelético é extremamente complexo. Pequenas variações de angulação de qualquer articulação dos membros inferiores certamente terão reflexo na performance do atleta, principalmente os de alto rendimento. No entanto, tais variações são determinadas principalmente pela genética da pessoa, não tanto pelo seu equipamento.

Como escolher seu tênis: 

O melhor parâmetro na escolha do seu tênis é o fator CONFORTO. Nada supera esse “pequeno” detalhe!

A única maneira de melhorar a performance e diminuir a incidência de lesões é com um regime de treinos adequado à fisiologia do corredor, daí a extrema importância dos treinadores.

Existe correlação entre o tipo de pisada, a escolha do tênis e dores no joelho?

Foi publicado no Journal of Applied Biomechanics em 2013, por Boldt et al. um estudo no qual eles testaram os efeitos do tênis com angulação medial na mecânica de corrida em mulheres com e sem dor patelofemoral, a Síndrome da Dor Anterior no Joelho geralmente associada à condropatia patelar ou condromalácia.

E testaram também se esses efeitos dependiam do ângulo de eversão do calcâneo na pisada.

O que eles demonstraram é que o uso destes tênis com angulação de pisada não tiveram efeitos significantes na biomecânica do joelho e quadril durante a corrida. Também não tiveram diferença entre pessoas que apresentavam ou não sintomas de dor no joelho, nem relação com a posição do calcâneo no momento da pisada.

Leia: Devo fazer alongamento antes do treino?

Conclusão dos especialistas:

O que podemos concluir é que, independente do tipo de pisada de cada pessoa, o uso destes calçados não influenciaram positiva ou negativamente em dores no joelho.

Com isso, cai o mito de que usar tênis com tipo de pisada “errada” pode causar dores no joelho ou então que usar determinado tipo de pisada esteja indicado em quem tem dores no joelho.

Texto:

  • Doutor Vitor Almeida Ribeiro de Miranda CRM: 52.72097-6 TEOT: 9793 Ortopedia e Traumatologia

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  • Dr Jorge Rafael Wenke Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

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Dr Jorge Rafael Wenke
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