Dicas

Você sabia que saúde não é apenas a ausência de doenças?

Saúde x Doença 

Nosso colunista @drcesarmarra esclarece essa questão.

A Organização Mundial da Saúde define saúde como:

“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças”.

Em relação à sua saúde física, você se considera saudável?

Para muitos praticantes de atividades físicas, apenas o treino cardiorrespiratório é suficiente para ter uma boa saúde.
Esse é um conceito errôneo.

Treinos cíclicos como corrida, natação, e bicicleta dão apenas um dos 4 componentes da aptidão física relacionados à saúde.

Para se ter uma boa aptidão física relacionada à saúde, é preciso trabalhar os seguintes componentes:

  1. Aptidão cardiorrespiratória
  2. Força e resistência muscular
  3. Flexibilidade
  4. Composição corporal

Vamos explicar agora o que é cada um desses 4 componentes.

A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo, como um todo, de resistir à fadiga em esforços de média e longa duração.

Ela depende da captação e da distribuição do oxigênio para os músculos em exercício, envolvendo o sistema cardiovascular, o coração e os vasos sanguíneos e o sistema respiratório e, os pulmões.

É obtida através de exercícios cíclicos com grandes grupos musculares, como: ciclismo, corrida, caminhada e natação.

A força e a resistência muscular são a capacidade de um grupo muscular para realizar repetidas contrações com eficiência.

São conseguidas através de exercícios com pesos e poucas repetições, como a musculação, ou com exercícios com o próprio corpo, como agachamentos, flexões de braço e barra.

A flexibilidade refere-se ao grau de amplitude nos movimentos das diversas articulações.

Ela é adquirida com exercícios específicos de alongamento em dias separados, conforme vídeo anterior já publicado.

Por último, a composição corporal diz respeito à distribuição de gordura e de massa muscular em nosso corpo.

Uma ótima composição corporal é obtida quando se ingere uma alimentação balanceada e se treina para aptidão cardiorrespiratória, força e resistência muscular.

Portanto, não se limite a realizar apenas treinos cíclicos, como as corridas. Tenha em mente que, para a saúde, é preciso trabalhar os quatro componentes descritos acima.

Dessa forma, distribua o planejamento do seu treino dentro da semana objetivando-se os 4 componentes da aptidão física.

Leia: Quer emagrecer: Mude alguns conceitos e siga firme na dieta.

Um abraço e até a próxima.

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Referências:
-Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985 Mar-Apr;100(2):126-31.
-Fulton JE, Garg M, Galuska DA, Rattay KT, Caspersen CJ. Public health and clinical recommendations for physical activity and physical fitness: special focus on overweight youth. Sports Med. 2004;34(9):581-99.
-Blair SN, LaMonte MJ, Nichaman MZ. The evolution of physical activity recommendations: how much is enough? Am J Clin Nutr. 2004 May;79(5):913S-920S.
-Francis KT. Status of the year 2000 health goals for physical activity and fitness. Phys Ther. 1999 Apr;79(4):405-14.

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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