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Tudo sobre as dietas milagrosas

Dieta X Resultado

O Nosso colunista @drcesarmarra explica essa questão da ineficiência das dietas extremamente hipocalóricas (baixas calorias) no processo de emagrecimento.

Essas dietas prometem um emagrecimento rápido e sem esforço. Geralmente elas também estão associadas à imagem de pessoas bem sucedidas ou artistas famosos, como a dieta do Dr Atkins, South Beach, dos pontos, do tipo sanguíneo, de Beverly Hills, da sopa, da lua,…

Somos bombardeados constantemente por essas dietas que defendem o baixo consumo de carboidratos, pois identificam a insulina como a culpada pela obesidade.

Pesquisas sobre dietas demostram que dietas milagrosas são ineficientes.

A própria American Dietetic Association recomenda que para emagrecer a estratégia de apenas dietas restritivas não são recomendadas.

Porque essas dietas não funcionam?

Elas não funcionam porque elas reduzem a massa muscular. O músculo acaba sendo metabolizado para fornecer energia para o metabolismo e manter os níveis normais de glicose.

E ao se ter uma redução dessa massa muscular, ocorre a diminuição da Taxa Metabólica de Repouso e consequentemente um retardo do gasto calórico diário.

Embora varie de acordo com idade, sexo (gênero), a quantidade de massa muscular é o principal fator que influencia a taxa metabólica. Ou seja, é bom para quem ganha ou a mantêm, mas péssimo para quem a perde.

E por que acontece o ganho de peso novamente (o famoso “efeito ioiô ou sanfona”)?

Quando se reduz drasticamente a alimentação, o organismo dá sinais de alerta, diminuindo o metabolismo. Se não há comida, não se deve gastar energia. E consequentemente, o corpo irá acumular gordura muito mais facilmente e por isso, mais facilidade para engordar e mais dificuldade para emagrecer.

Isso se explica, pois cada indivíduo tem um set-point, onde cada um possui mecanismos internos de controle no hipotálamo, que regulam a composição corporal e a quantidade de gordura estocada.

O peso corporal tende a permanecer relativamente estável por meio de ajustes próprios que o corpo faz entre o gasto energético e o apetite. Ou seja, quando nosso peso varia muito para cima ou para baixo, nosso organismo tem mecanismos próprios para fazer com que ele volte ao patamar anterior.

Portanto, faça seu @30tododia para se manter ativo e também de atenção aos exercícios de musculação para sua massa muscular não seja comprometida e assim ajude a manter seu metabolismo elevado.

Dr César Marra

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Referências.

-American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: Food and water safety. Journal of The American Dietetic Association 97: 184-189, 1997.
-Williams MH. Nutrição para a saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. Ed Manole. 2002.
-Campbell MK. Biochemistry. 2nd Ed. Philadelphia. 1999

 

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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