Dicas

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Estamos no Outubro Rosa,  mês da mobilização mundial para a redução da mortalidade por câncer de mama.

São 7 recomendações que toda mulher deve saber para a detecção precoce e prevenção da doença.

Uma importante recomendação é a mulher ter o controle do seu peso corporal através da prática regular de atividades físicas.

O que dizem os estudos

Vários estudos recentes vem mostrando que mulheres ativas fisicamente tem menor risco de desenvolver alguns dos tipos mais prevalentes de câncer da espécie humana: câncer de mama e de cólon.

Em um estudo investigou  se a adoção da prática de exercícios físicos depois do diagnóstico de câncer aumentaria os índices de cura.

Cerca de 3.000 mulheres após a cirurgia e dos tratamentos complementares (de radioterapia e quimioterapia) realizaram  caminhada de pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana ou exercícios equivalentes. Os resultados mostraram que houve cerca de 60% na redução do risco de reincidência do câncer, menor mortalidade por câncer de mama e menor probabilidade de morrer por outras causas.

O exercício físico  reduz os níveis de insulina e de certos fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo, estimularadores de multiplicação das células malignas.

A redução de cerca de 50% a probabilidade de morrer de câncer de mama pela adoção de um estilo de vida com nenhum tipo de tratamento químico fazem do exercício físico um ótimo aliado ao combate ao câncer.

A literatura científica vem demostrando a hipótese de que a atividade física aumenta as chances de cura de quem teve câncer e vários centros de pesquisa vem reforçando a importância da regularidade da prática da atividade física.

Dr. Cesar Marra

outubro-rosa1

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
Post AnteriorPróximo Artigo
Doutor em saúde coletiva/obesidade Consultor Técnico @30tododia Email: profcesarmarra@gmail.com Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.