Dicas

96% das pessoas que iniciam um programa de atividades físicas abandonam os treinos em 1 ano

Você já abandonou a atividade física?

Nosso colunista @drcesarmarra esclarece essa questão.

Você sabia que cerca de 96% das pessoas que iniciam um programa de atividades físicas abandonam os treinos?

Antes de tudo, é preciso entender que os benefícios da atividade física para a saúde, somente serão atingidos se forem realizados regularmente.

Em um estudo recente, os autores apresentaram dados superinteressantes sobre essa relação aderência/abandono de programa de exercícios físicos.

Foram estudadas cerca de 5.000 pessoas que iniciaram um programa de treinamento físico, durante um período de 12 meses, entre os anos de 2004 e 2015.

Os resultados encontrados mostraram que nos primeiros três meses, 63% dos indivíduos haviam abandonado o plano de treinamento. Em seis meses, esse número aumentou para 86% e, pasmem, em 12 meses, 96% abandonaram as atividades.

E veja que interessante:

Os indivíduos que estavam com excesso de gordura corporal, apresentaram taxas ainda maiores de abandono:

45% nos primeiros 2 meses, quase dobrando esse número para 88% em 4 meses, 97% em 6 meses e, ao final de 12 meses, 100% haviam abandonado as atividades. Ou seja, TODOS os indivíduos estudados, com excesso de peso, ABANDONARAM as atividades antes de completar um ano.

Os motivos para essa enorme evasão são diversos, como a falta de motivação, falta de tempo, falta de área disponível para a prática de atividades físicas, entre outros.

Conclusão: 

Diante dos resultados, observa-se que a grande maioria das pessoas que iniciam um plano de treinamento físico, o abandona em algumas semanas.

Ressalta-se que os benefícios da prática do exercício físico somente serão evidenciados mediante a prática regular e a médio e a longo prazo.

Não adianta iniciar e após algumas semanas, deixar de praticar o exercício físico.

Faça exercícios que lhe desperte o interesse e o prazer, para você se manter regular.

Portanto, motive-se muito para iniciar um programa de treinamento físico. Entretanto, motive-se muito mais, principalmente, para manter a regularidade e não abandonar os treinos.

Você não precisa treinar muito. Você precisa apenas treinar certo.

Um abraço e até a próxima.

Professor Doutor Cesar Marra. Siga no Instagram @drcesarmarra

Treine com o time de profissionais #30tododia acesse:  www.ingressocerto.com/30tododia 

Referências:
-Sperandei S, Vieira MC, Reis AC. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. J Sci Med Sport. 2016 Jan 28. pii: S1440-2440(16)00006-2.
-Marra, C, et al. Motivos de não-adesão a programas de exercício físico em adultos com sobrepeso. In: XI Congresso Brasileiro de Obesidade, 2005, Rio de Janeiro. Anais de Metabologia e Endocrinologia, 2005.
-Grave RD, Calugi S, Centis E, Ghoch ME, Marchesini G. Cognitive-Behavioral Strategies to Increase the Adherence to Exercise in the Management of Obesity. J Obes. 2011; 2011: 348293.
-Robison JI, Rogers MA. Adherence to exercise programmes. Recommendations. Sports Med. 1994 Jan;17(1):39-52.
-Dishman RK. Compliance/adherence in health-related exercise. Health Psychology, Vol 1(3), 1982, 237-26.
-Dishman RK. The Problem of Exercise Adherence: Fighting Sloth in Nations With Market Economies. Quest, Champaign, v.53, p.279-94, 2001.

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
Post AnteriorPróximo Artigo
Doutor em saúde coletiva/obesidade Consultor Técnico @30tododia Email: profcesarmarra@gmail.com Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.