Dicas

3 pecados contra o emagrecimento

Emagrecimento:

Temos visto uma obsessão pela magreza hoje em dia. Tendo vista que a obesidade assola a sociedade moderna, a indústria do “emagrecimento” movimenta trilhões de dólares. Atentos a essa obsessão, clínicas, spas, profissionais de todos os tipos e diversos tipos de tratamento acabam confundindo a cabeça da população. A cada dia surgem medicamentos, cremes, aparelhos de estimulação muscular, dietas milagrosas que prometem você perder peso em poucos dias. E pelo menos uma vez ao ano, um livro de dieta milagrosa é incluída nos best-sellers do ano.

O grande objetivo é uma perda de peso saudável (redução da gordura corporal) e a sua manutenção ao longo do tempo.

Top 3 pecados:

  • Fazer exercícios demasiadamente LONGOS.

Existem diversas formas de TREINOS CURTOS E MAIS EFICIENTES para a redução da gordura.

Sou um dos MAIORES DEFENSORES dos exercícios de alta intensidade no EMAGRECIMENTO. Clique aqui e leia na integra meu estudo no Journal of Exercise Physiology.

A grande vantagem desses exercícios de alta intensidade é que além de reduzir a gordura de maneira mais eficaz; eles proporcionam uma economia de tempo nas academias e parques, pois tem uma duraqção da sessão de treino bem menor.

 

  • Não incluir exercícios de MUSCULAÇÃO no treino.

A preservação da massa muscular é importantíssimo para ajudar no manter o metabolismo elevado.

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É importante incluir na semana, exercícios de musculação pois além de manterem/aumentarem a massa muscular, eles contribuem essencialmente para um maior metabolismo calórico diário, bem como um gasto efetivo de calorias do exercício.

Estudos mostraram que aliar exercícios aeróbios (de longa duração e/ou intervalados) e musculação são os mais efetivos na redução da gordura corporal.

  • Fazer dietas milagrosas.

Dietas de baixas calorias fazem você perder massa muscular. O segredo é se alimentar corretamente através de uma reeducação alimentar.

Ao reduzir a massa muscular, reduz-se a Taxa Metabólica de Repouso e consequentemente o gasto calórico diário. Embora varie de acordo com idade, sexo (gênero), a quantidade de massa muscular é o principal fator que influencia a taxa metabólica. Ou seja, é bom para quem ganha ou a mantêm, mas péssimo para quem a perde.

 

Não existem milagres.

Emagrecer com saúde e manter o peso ao longo do tempo. LEMBRE-SE: AO SE BUSCAR UMA MELHOR SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, A ESTÉTICA VEM DE BRINDE. Faça seu @30tododia

Dr. Cesar Marra

Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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