Dicas

12 pecados contra o emagrecimento (TOP 3-parte 3)

7)      Se entupir de medicamentos, termogênicos que prometem resultados milagrosos em poucos dias. Esses famosos “ Fat Burners” são na verdade “Money Burners”. GASTO DE DINHEIRO À TOA.

 

A primeira consideração é que hoje vimos muitas pessoas atribuírem a redução da gordura aos efeitos de COMPRIMIDOS de TERMOGÊNICOS.

Aí todos querem comprar esse comprimido MILAGROSO, sem levar em conta que a pessoa que EMAGRECE DE FORMA EFICIENTE faz EXERCÍCIOS FÍSICOS regularmente e se ALIMENTA CORRETAMENTE e não pelo uso do termogênico. Esses termogênicos comumente chamados de FAT BURNERS (queimadores de gordura) trabalham SUPOSTAMENTE na transformação das calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. Para isso, eles procuram aumentar o metabolismo, promovendo um maior gasto de energia ao longo do dia, aumentando a Taxa Metabólica de Repouso. A principal substância termogênica é a efedrina, proibida no Brasil e nos EUA. Para contornar isso, os termogênicos vendidos aqui no Brasil são produzidos à base de cafeína. Porém, diferentemente da efedrina e das anfetaminas, o nosso organismo se adapta mais facilmente à cafeína, por isso ela não tem a capacidade de promover um aumento do gasto calórico. Além disso, diversos estudos comprovaram que os TERMOGÊNICOS não aumentaram o metabolismo de repouso durante o dia. Portanto, confiar nestas substâncias não é o caminho correto pois além de não serem milagrosas e não propiciarem efeitos no metabolismo, podem trazer riscos graves à saúde, como taquicardia, AVCs, elevação da pressão arterial, perda do sono, alteração do humor, ansiedade e problemas renais e hepáticos. Como dizia um grande palestrante de congressos de obesidade que participei: OS FAMOSOS FAT BURNERS são verdadeiramente chamados de MONEY BURNERS (queimadores de dinheiro). A grande dica para aumentar a termogênese é não ficar muito tempo sem se alimentar. Alimentando-se a cada duas/três horas, o metabolismo é aumentado.

 

 

8)      Dar mais prioridade a alimentação do que ao exercício. Está mais do que provado que ambos caminham lado a lado no processo de emagrecimento. Mas a prioridade deve ser dada à PRÁTICA DO EXERCÍCIO.

 

9)      Focar apenas na balança. A redução do peso corporal não mostra a realidade. Dev ser feito um acompanhamento da composição corporal para verificação do percentual de gordura e massa muscular.

Parece lógico que não devemos medir somente o PESO CORPORAL nos processos de emagrecimento, mas recebo diariamente muitos emails de indivíduos em tratamento para emagrecer que focam apenas na BALANÇA.

Muitos em tratamento podem estar perdendo MASSA MUSCULAR e consequentemente, o metabolismo é diminuído e ocorrer posteriormente, o reganho de toda gordura corporal. Diante disso, sempre recomendo que para verificar o REAL EMAGRECIMENTO deve ser realizada uma AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL. Essa avaliação objetiva quantificar seus diferentes componentes, dentre eles o PERCENTUAL DE GORDURA e a MASSA MUSCULAR. Existem diversos métodos de avaliação da composição corporal, desde as mais complexas, de alto custo como o DEXA (padrão ouro), a pletismografia. No entanto, existem técnicas simples e de baixo custo, como a antropometria e a bioimpedância. Portanto, procure um profissional capacitado para realizar uma avaliação da sua composição corporal antes e a cada 3 meses para o acompanhamento do tratamento.

 

Clique aqui e confira mais 3 segredos do emagrecimento.

 

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Doutor em saúde coletiva/obesidade
Consultor Técnico @30tododia
Email: profcesarmarra@gmail.com
Pioneiro no estudo de HIIT no Brasil.
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