Dicas

Exercício retarda o envelhecimento cerebral

Exercício retarda o envelhecimento cerebral

Que o exercício traz inúmeros benefícios a saúde e ao bem-estar geral das pessoas, isso é inegável. Mais do que isso, é uma informação que todas as pessoas sabem e tem acesso.

No entanto quando perguntamos como e porque um esforço físico pode trazer tantos benefícios, aí começamos a nos deparar com a falta de real compreensão da população sobre o processo.

Em relação ao sistema nervoso, ao cérebro e às questões de raciocínio, existem basicamente 3 aspectos muito importantes a serem considerados.

3 pontos importantes:

  • Movimentos e exercícios

O primeiro dele refere-se ao entendimento que as pessoas têm sobre movimentos e exercícios. As pessoas imaginam que o exercício acontece apenas no corpo, nos ossos, músculos, coração, pulmões, etc. menos no cérebro. Na verdade, a execução de cada movimento é comandada o tempo todo pelo cérebro que manda estímulos para os músculos para que ocorra a contração de um, o relaxamento de outro, e recebe outros tantos estímulos que ajudam ele a controlar a precisão dos movimentos, levando p braço mais para cima ou para baixo por exemplo. Essa grande quantidade de estímulos que vão e chegam a determinadas áreas do cérebro, fazem com que aquelas células fiquem ativas e trabalhando. Logo, os movimentos e exercícios mantêm a atividade cerebral em alta.

  • Hormônio

O segundo ponto, refere-se ao equilíbrio na produção de substâncias como os hormônios por exemplo, que acontece de maneira saudável, quando a pessoa é ativa e mantem uma atividade física regular. Esse equilíbrio transforma o “ambiente do corpo” em um lugar saudável para as células viverem.

  • Sistema circulatório

E por último, e muitíssimo importante também, temos a questão do sistema circulatório. Indivíduos que se exercitam regularmente, tem um sistema circulatório eficiente. O sistema circulatório (vasos sanguíneos e coração) são responsáveis por realizar o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo. Logo, com um sistema circulatório eficiente, serve para manter todas as células do corpo bem supridas e bastante saudáveis.Com um ambiente corporal saudável, um bom fornecimento de nutrientes e oxigênio, e com células cerebrais ativas, através da execução e controle de movimentos das atividades físicas, teremos uma melhor facilidade de raciocínio, e uma maior preservação do sistema nervoso.

@thataluz
@thataluz
Licenciatura em Ed. Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Bacharelado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Especialização em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Especialização em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Especialização em Coaching Pela Wexford University-California

MBA em Gestão, Marketing e Direito Esportivo FGV/FIFA/CIEES/University of Neuchatel-Suiça

Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014 pela Life Fitness USA – Personal Trainers To Watch

Post AnteriorPróximo Artigo
Licenciatura em Ed. Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Bacharelado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Especialização em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Especialização em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Especialização em Coaching Pela Wexford University-California MBA em Gestão, Marketing e Direito Esportivo FGV/FIFA/CIEES/University of Neuchatel-Suiça Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014 pela Life Fitness USA - Personal Trainers To Watch