Dicas

Entenda o impacto na variação de peso no seu corpo com as festas de fim de ano

Variação de peso x Festas de fim de ano

Entenda o que acontece com o seu corpo com o impacto na variação de peso nas festas de final de ano.
Se o indivíduo comer cerca de 10.000 kcal em um único dia, esse excesso de energia seria armazenado na forma de gordura em até 1.4kg no máximo.
*10.000 kcal = 1 pizza família aproximadamente.  
Para perder 1kg de gordura é necessário gastar aproximadamente 8.000 kcal.  
No entanto, essa mesma pessoa pode acordar no dia seguinte pesando 4.5kg a mais do que o normal.
Se ela jejuar por dois dias, e mantiver seus níveis de atividades normais, provavelmente ocorreria um déficit de energia grande o suficiente para queimar cerca de 0,7-1 kg de gordura. No entanto, seu peso poderá cair até 2,4 kg ou mais.
O que isso significa? 
Variações no peso a curto prazo não representam exatamente o aumento ou a redução da gordura corporal.
A maior variação do peso acontece devido a perda ou retenção de água pelo organismo.
O que explica essas flutuações são o consumo de álcool, a ingestão de sal, a ingestão de carboidratos, o estresse e as flutuações hormonais (mulheres).
O impacto da ingestão de carboidratos na retenção de água pelo corpo é extremamente expressiva.
Lembre-se:
A cada grama de glicogênio armazenado também ocorrerá a retenção de 3 a 4g de água, ou seja, se o indivíduo consumir muitas “guloseimas” ou retirar o carboidrato da dieta seu peso pode facilmente apresentar uma mudança de peso na faixa de 3kg.
Muitas pessoas experimentam isso ao realizar dietas com baixo teor de carboidratos pela primeira vez.
Elas perdem vários kilos de peso muito rapidamente, levando os a crer que o carboidrato é o vilão da obesidade e que dietas low ou no carb são a mágica do emagrecimento. Ledo engano.
Emagrecimento é algo que ocorre a longo prazo e só para quem educar as emoções, deixando a preguiça de lado e reeducando a alimentação.
Texto: Professor Rodrigo Boson, siga no instagram @treinadorboson
Referência:
Watson PE, Watson ID, Batt RD. Total body water volume for adult and female males estimated from simple anthropometric measurements. Am J Clin Nutr. 1980 Jan; 33 (1): 27-39.
White CP, Hitchcock CL, Vigna YM, Prior JC. Retention of fluid over the menstrual cycle: 1-year data from the prospective ovulation cohort. Obstet Gynecol Int. 2011; 2011: 138451.
Chow CC, Hall KD. The dynamics of weight change of the human body. Bourne PE, ed. PLoS Computational Biology. 2008; 4 (3): e1000045. doi: 10.1371 / journal.pcbi.1000045.
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ
Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força.
Especialista em Emagrecimento.
Post AnteriorPróximo Artigo
Rodrigo Boson
Professor de Educação Física UFRJ Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força. Especialista em Emagrecimento.