Dicas

Quando usar Gelo ou Calor?

Gelo ou Calor

Qual a hora certa de usar

O uso do gelo e calor são instrumentos da fisioterapia muito utilizados na clínica e fora dela. São práticas de fácil acesso e com poderes quase mágicos de alívio de dores e tensões. Mas muitos não sabem exatamente quando aplicar uma ou outra técnica, portanto, vamos tentar esclarecer algumas coisas!

Gelo

O gelo é um excelente analgésico natural e é ótimo utiliza-lo imediatamente após traumas agudos pois ele tem a capacidade de, através da vasoconstrição, prevenir edemas, reduzir dores e inflamações. Se você se machucar e de imediato aplicar calor, provavelmente aumentará sua inflamação e edema, o que pode ser explicado pelo aumento do aporte sanguíneo local. Para ambos é necessária cautela em sua utilização.

Alterações de sensibilidade, neuropatias periféricas e lesões de pele são contra-indicados. Não prolongue a aplicação do gelo por muitos dias para que a queda do metabolismo causada pelas baixas temperaturas não impeça a cicatrização tecidual ideal. Escolha sempre uma faixa elástica para pressionar o gelo contra o corpo, assim você ajuda a prevenir ainda mais o edema nos casos de trauma agudo.

A maioria dos estudos preconiza uma aplicação de 20 minutos para resultados eficientes tanto com o gelo como para com o calor.

Contrair, relaxar e alongar os músculos são atos diretamente relacionados a uma temperatura ideal para acontecerem. Um tecido submetido a baixas temperaturas sofrerá aumento de sua rigidez e redução de sua capacidade de gerar força e alongar-se.

Assim, se você estiver fazendo uso do gelo para tratar alguma contusão, priorize utiliza-lo depois de fazer exercícios e não antes, para não prejudicar sua performance (e isso, segundo estudos, é independente do local de aplicação da crioterapia).

@guilhermeguidotri
@guilhermeguidotri

Calor

Uma das maiores vantagens do uso do calor é o favorecimento do alongamento dos tecidos! Existem patologias em que as fibras musculares são substituídas por um tecido conectivo bem parecido com uma cicatriz. Exemplos são a Capsulite Adesiva, conhecida também como "frozen sholder" ou ombro congelado, e algumas dores lombares que podemos nomear também como" frozen lombar" ou lombar congelada. Nesses casos a aplicação de calor externo traz grande conforto e benefícios ao paciente.

Você sabia que uma das melhores hora para se alongar é quando você está na academia, por exemplo, produzindo calor? Neste momento suas estruturas se tornam mais " maleáveis" favorecendo o alongamento.

Mas eu devo parar minha atividade e a alongar? Não!! Você deve fazer os dois ao mesmo tempo!

Explore suas amplitudes, dentro de seus limites, para que você fortaleça seu corpo se ganhe também em flexibilidade.

Treinamentos funcionais, pilates, yoga e gyrotonic são tão eficientes por isso! Demandam do corpo e utilizam do próprio calor produzido para alongar! Isso sim é trabalhar o corpo com eficiência máxima!

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Angela Castro @angelagcastro

Fisioterapeuta Osteopata trabalha com reabilitação ortopédica e esportiva.
Especialista em:
Pilates GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Corealign Mckenzie, Acupuntura.
Belo Horizonte
Email: angelagc@hotmail.com
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Fisioterapeuta Osteopata trabalha com reabilitação ortopédica e esportiva. Especialista em: Pilates GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Corealign Mckenzie, Acupuntura. Belo Horizonte Email: angelagc@hotmail.com