Dicas

Como evitar dor nas costas

Dor nas costas

Postura correta x dor nas costas

Existem muitas razões para você ficar mais atento quanto a sua postura. Um dos principais motivos pelos quais as pessoas me (fisioterapeuta Angela Castro) procuram no consultório relaciona-se com padrões posturais vinculados a estética.

Claro que um andar elegante e esbelto não faz mal a ninguém, mas muito além de padrões de beleza, o bom alinhamento da coluna está associado também a dores crônicas, bem estar emocional e até mesmo bom funcionamento dos nossos órgãos vitais.

Talvez, neste momento, você esteja lendo esta matéria através do seu telefone celular, e mal pode imaginar que ao inclinar sua cabeça a frente você está gerando um estresse articular como se sua cabeça pesasse 6 vezes mais que o peso original.

Sei que o mundo exige estarmos conectados a internet muitas horas por dia, e, é por esse motivo que devemos estar constantemente alertas quanto a nossa postura. Policie-se! Diminua o número de vezes e o tempo que você permanece na web de seu celular, mas se não tiver mesmo jeito, ao menos mantenha sua cabeça elevada e ombros para trás.

Uma postura ruim pode gerar dores lombares, cervicais, fadiga muscular, limitações respiratórias, problemas digestivos. Esteticamente falando, sua postura é seu cartão de visita. Pode causar uma má ou boa impressão à primeira vista.

Hoje, 75% das pessoas trabalham sentadas e permanecem na mesma posição quando voltam para casa.

Quanto mais se permanece sentado sem mudanças significativas de posição, mais provável será o surgimento de dores. E não pense que são só as costas que sofrem! Pessoas que se sentam errado tendem a cerrar os dentes com uma força maior que a normal, o que gera dores na musculatura da face, dores de cabeça e na articulação temporomandibular. Se identificou?

Sentar-se inclinado para frente reduz em 30% a capacidade pulmonar diminuindo a oxigenação corporal, além de comprimir os órgãos abdominais reduzindo os movimentos peristáltico fundamentais para um bom funcionamento intestinal, gerando constipações e problemas digestivos. Se identificou outra vez?

Estudos mostram que quanto mais tempo você fica sentado ao longo do dia, maior os riscos do surgimento de doenças crônicas e mortalidade. Portanto, fique atendo ao seu corpo ao longo do dia. Levante-se de sua cadeira em um intervalo de tempo de 2 em 2 horas e movimente suas articulações.

Ficam aqui algumas dicas para te ajudar nas correções posturais do dia-a-dia:

  1. Quando sentado mantenha a curvatura fisiológica de sua lordose com o auxílio de uma almofadinha que traga conforto (todos nós temos a tão famosa lordose! Ela só se torna preocupante se for uma hiperlordose ou hipolordose).
  2. Mantenha seus pés apoiados no chão, as costas encostadas na cadeira e os ombros para traz.
  3. Mantenha a tela de seu computador alinhada com seus olhos para evitar que permaneça olhando para baixo por muito tempo.
  4. Invista em uma cadeira com apoio para seus braços, evitando assim sobrecarga nos ombros e pescoço.

De pé:

Sempre que estiver parado de pé mantenha-se apoiado nos dois pés igualmente. Descarregar peso em uma perna só é péssimo para o quadril e coluna.

Dicas de exercícios:

Deitado de barriga para baixo com as mãos ao lado dos ombros estique os cotovelos estendendo a coluna. Isto ajudará na manutenção da mobilidade da coluna em extensão.

@angelacastro
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Deitado de barriga para baixo afaste seu nariz 2 dedos do solo e retire as mãos do apoio do chão mantendo o apoio nos cotovelos. Sustente 3 vezes de 40 segundos.

 

@angelacastro
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Deitado de barriga para baixo ative seu abdômen e retire os braços do apoio do chão. Sustente por 30 segundos. Progrida o exercício retirando braços e pernas simultaneamente. Sustente.

@angelacastro
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Melhorar a postura é melhorar também sua autoestima e seu posicionamento diante do mundo. Invista em você e procure um profissional habilitado a te ajudar. Não deixe que os efeitos da gravidade envelheçam suas articulações a ponto de deixa-las com uma idade bem maior do que a sua carteira de identidade apresenta!

Fisioterapeuta Angela Castro siga no Instagram @angelagcastro

Fisioterapeuta Osteopata trabalha com reabilitação ortopédica e esportiva.
Especialista em:
Pilates GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Corealign Mckenzie, Acupuntura.
Belo Horizonte
Email: angelagc@hotmail.com
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Fisioterapeuta Osteopata trabalha com reabilitação ortopédica e esportiva. Especialista em: Pilates GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Corealign Mckenzie, Acupuntura. Belo Horizonte Email: angelagc@hotmail.com

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