Dicas

O que é Pilates?

Método Pilates

Revolução na fisioterapia

Divisor de água para a fisioterapia, o método Pilates, criado por Joseph Hubertus Pilates no período pós guerra, revolucionou o conceito de trabalho corporal ao associar em um mesmo exercício físico o trabalho ativo do corpo e da mente.

Para Joseph, a mente e o corpo precisam estar coordenados para se atingir o máximo de resultado com gasto mínimo de energia mental e física, e também para que possamos viver o maior tempo possível com uma saúde normal, desfrutando dos benefícios de uma vida proveitosa e feliz.

O método Pilates se baseia em cinco princípios básicos:

  • respiração,
  • concentração,
  • fluidez,
  • precisão,
  • controle do Centro.

O controle do centro, relaciona-se com o desenvolvimento de um suporte postural profundo, ou seja, a camada muscular mais interna do corpo (hoje em dia mais conhecida como CORE).

Ao contrário de se trabalhar os músculos de forma isolada, o foco do Pilates está no trabalho integrado de todo o corpo. O fato de favorecer o realinhamento postural faz com que o método ajude até na diminuição daquela barriguinha incomoda, uma vez que corrigindo a postura a barriguinha diminui.

Joseph Pilates dizia que respirar é uma arte que constitui o primeiro e o último ato de nossas vidas, e aprender a respirar corretamente é sinônimo de longevidade e saúde. Ele estava certo!

Estudos hoje comprovam a importância da respiração para a manutenção do pH sanguíneo ideal. Por exemplo, uma pessoa extremamente ansiosa, que realiza um maior número de inspirações e expirações por minuto (hiperventilação), tem um aumento nos níveis de CO2 sanguíneos, o que gera uma maior excitabilidade dos nervos e músculos. Não só a manutenção global do pH pode ser alterada mas também qualquer região do corpo pode sofrer com o acúmulo de ácidos gerando pontos de inflamação. Tudo proveniente de uma respiração irregular.

Benefícios do Pilates:

Os benefícios do Pilates são inúmeros, e incluem coordenação, força, mobilidade, autoconsciência e melhor qualidade de vida.

Cuidado extra deve ser tomado nos casos de patologias como osteoporose, estenose e espondilolistese.

Não que o Pilates seja contraindicado nesses casos, mas adaptações específicas de determinados exercícios devem ser feitas para que o quadro não se agrave. Por isso fique atendo na escolha de seu instrutor!

O programa de exercícios de Pilates inclui o Mat (exercícios realizados em solo) e Equipamentos.

Quero te propor um desafio!

Realizar um exercício solo com uma evolução (aumentando o nível de dificuldade para aqueles que queiram maior desafio) e/ou uma regressão (para aqueles que estão começando agora).

A ideia é complementar seu 30tododia com um exercício desafiador e legítimo do repertório de Joseph Pilates.

Siga bem as orientações e qualquer dúvida não hesite em perguntar! Pilatearemos juntos! Topa? Aí vai o exercício:

The Hundred (Cautela para aqueles que têm osteoporose):

Posição inicial:

posicione-se conforme a foto

Posição 01
Posição 01

 

Posição ativa:

*Estenda as pernas bem juntas a frente, eleve os dois braços, cabeça e tronco. Olhos focados nos dedos dos pés.

 

Posição 02
Posição 02

*O exercício consiste em elevar e abaixar os braços com os cotovelos bem esticados em movimentos curtos. Ao mesmo tempo conte mentalmente cinco expirações curtas seguidas de cinco inspirações curtas, ambas sincronizadas com os movimentos dos braços. Isto representará uma série.

Faça 10 séries, totalizando 100 movimentos (daí o nome The Hundred).

Regressão: Realize o exercício com os joelhos dobrados.

Posição 03
Posição 03

O desafio está lançado!
Fisioterapeuta Angela Castro siga no Instagram @angelagcastro

Fisioterapeuta Osteopata trabalha com reabilitação ortopédica e esportiva.
Especialista em:
Pilates GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Corealign Mckenzie, Acupuntura.
Belo Horizonte
Email: angelagc@hotmail.com
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Fisioterapeuta Osteopata trabalha com reabilitação ortopédica e esportiva. Especialista em: Pilates GYROTONIC®, GYROKINESIS®, Corealign Mckenzie, Acupuntura. Belo Horizonte Email: angelagc@hotmail.com