Dicas, Receitas

Como fazer Torta de Batata doce

Batata doce

Aprenda como fazer torta de batata doce com farinha de feijão branco

Enjoado do frango com batata doce de sempre?
Que tal uma torta pra variar?

Ingredientes:

Para a massa:
  • uma batata doce cozida com 1 copo de farinha de feijão branco,
  • 2 Cs de azeite,
  • meio pote de iogurte natural desnatado lacfree,
  • 100ml de água e
  • 1 col chá de fermento em pó.
Para o recreio:
  1. Faça um refogado de frango desfiado com cebola, alho e tomate.
  2. Na montagem, coloque um pouco da massa no tabuleiro, depois uma camada do frango, uma camada de cottage lacfree e mais uma camada da massa de batata. Leve ao forno por 40min a 180 graus ou até dourar.
  3. Sirva com ervas de provence.
Uma boa opção para o almoço ou até mesmo um lanche da tarde ou café da manhã.

Benefícios do feijão Branco:

Uso a farinha de feijão branco por não ter glúten e por ser rica em faseolamina, a qual diminui a absorção de carboidratos. Além de ser uma fonte de nutrientes essenciais, o feijão (Phaseolus vulgaris) possui constituintes químicos que são considerados componentes com ação funcional, como os flavonóides, incluindo flavonóis e isoflavonas, bem como ácidos fenólicos.
Cabe aqui ressaltar que alimento funcional é um “alimento convencional ou similar a este em aparência, consumido como parte da dieta normal, que apresenta efeitos fisiológicos benéficos e/ou reduz o risco de doenças crônicas, além de suas funções nutricionais básicas” (Anvisa, 2002).
feijão branco
Estudos realizados com diversas variedades de feijão demonstraram o seu potencial como alimento funcional, devido a sua ação na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, redução no índice glicêmico para portadores de diabetes, aumento na saciedade e na prevenção do câncer (Lião et al., 2010).
Acredita-se que por, eventualmente, impedir a digestão dos carboidratos complexos, este inibidor possa reduzir a disponibilidade calórica e de açúcares simples para serem absorvidos, promovendo assim a perda de peso e uma diminuição da glicemia (Boniglia et al., 2008).

Podemos concluir então que a farinha do feijão branco incluída na dieta pode ajudar no tratamento de obesidade e diabetes.

Siga no Instagram, Nutricionista @carolfrancaa
REFERÊNCIAS:
Pereira, Luciana Lopes Silva, et al. “Precipitação do inibidor de α-amilase de feijão branco: avaliação dos métodos Precipitation of α-amylase inhibitor from white beans: evaluation of methods.” Alimentos e Nutrição Araraquara21.1 (2010): 15-20.
Carol França
Nutricionista
Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica
Nutricionista formada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica
Pós-graduanda em Fitoterapia
Meu email é nutricarolfranca@gmail.com
Post AnteriorPróximo Artigo
Nutricionista formada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica Pós-graduanda em Fitoterapia Meu email é nutricarolfranca@gmail.com