Pergunte ao Nutricionista

Whey protein engorda? Emagrece?

Whey protein

Qual a composição do Whey Protein?

O que deve ficar claro é que nem todo Whey Protein tem na sua composição a mesma quantidade de macro e micronutrientes. Isso vai depender das formas de obtenção das proteínas do soro do leite.

O autor Salzano Jr revela que em 100 g desse suplemento proteico concentrado contém aproximadamente:

  • 414kcal
  • 80g de proteína
  • 7g de gordura
  • 8g de carboidratos

De acordo com esse outro autor Etzel os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) perfazem 21,2% e todos os aminoácidos essenciais constituem 42,7%. Esta característica fornece ao Whey uma característica de ser uma proteína de alto valor nutricional. Esse suplemento proteico tem ainda em sua composição micronutrientes como Ferro, Sódio e Cálcio.

Whey Protein Engorda?

Todos os macronutriente (gordura, carboidrato, proteínas) se ingeridos em excesso engordam. Quem faz uso do Whey Protein sem se preocupar com uma dieta equilibrada e um bom programa de exercícios físicos pode engordar.

Deve estar claro para todos que se uma pessoa consumir mais do que gastar no dia ela vai ganhar peso, ou seja, engordar. Agora, se o Whey Protein fizer parte do cálculo metabólico total diário, ele não vai fazer com que o individuo engorde, e ao contrário, pode auxiliar na redução do peso corporal. É isso mesmo?

Whey Protein pode auxiliar na redução do peso corporal?

Vários trabalhos vêm mostrando que através do Cálcio e do BCAA que contem no Whey o processo de emagrecimento pode ocorrer.

A explicação seria pelos hormônios calcitrópicos, principalmente o 1,25 hidroxicolecalciferol (1,25(OH)2D), que em altas concentrações estimularia a transferência de cálcio para os adipócitos (células de gordura), e isso levaria à lipogênese (formação de gordura) e à redução da lipólise (quebra da gordura).  O Cálcio reduz a concentração desses hormônios e consequentemente diminuiria a formação de gordura.

Estudos mostram que o alto teor de BCAA e que dietas com maior relação proteína/carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia (açúcar no sangue), contribuindo assim para a redução da gordura corporal, e além disso a manutenção da massa magra (muscular) no processo de emagrecimento.

Um estudo de Layman et al demonstrou exatamente o que foi descrito acima. Mulheres obesas (>15% do peso ideal) foram submetidas a dois tipos de dietas isocalóricas.

Grupo 1- (Proteico)

Recebeu dieta com 1,5g.kg/dia de proteína, com 22,3g/dia de BCAA, sendo 9,9g/ dia de leucina, 40% das energias provenientes de carboidratos e 30% de lipídios.

Grupo 2 -(Controle)

Recebeu dieta contendo 0,8g.kg/dia de proteína, com 12,3g/dia de BCAA, sendo 5,4g/ dia de leucina, 55% das energias provenientes de carboidratos e 30% de lipídios.

Todas as participantes foram controladas quanto à ingestão das dietas e à realização de exercícios. Após 16 semanas, o grupo 1 proteico teve uma perda significante de peso, gordura corporal e em uma menor perda de massa muscular (p<0,05).

Resumindo:

Independente dos suplementos utilizados para aumento de massa muscular, a sua maioria, se utilizada sem orientação, pode engordar. O Whey Protein não foge à regra. Lembre-se sempre do equilíbrio e do bom senso. Whey Protein é um bom suplemento alimentar, porém deve ser indicado e usado de forma correta.

Na próxima semana abordaremos outros benefícios do Whey Protein.

Texto:

Dr. Walter Rosamilia e Nutricionista Marcelo Langsdorff.

Siga no instagram: @walterrosamilia e @nutricionistamarcelolangsdorff

Bibliografia:

1)    Salzano Jr I. Nutritional supplements: practical applications in sports, human performance and life extension. Symposium series 007; São Paulo; 1996-2002. p.75-202.

2)    Etzel MR. Manufacture and use of dairy protein fractions. J Nutr. 2004; 134(4):996s-1002s.

3)    Zemel MA. Role of calcium and dairy products in energy partitioning and weight management. Am J Clin Nutr. 2004; 79(5):907s-12s.

4)    Layman DK, Shiue H, Sather C, Erickson D, Baum J. Increased dietary protein modifies glucose and insulin homeostasis in adult woman during weight loss. J Nutr. 2003; 133(2):405-10.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br