Pergunte ao Nutricionista

Suplementação de Carboidrato

Carboidrato

Já está bem estabelecido na literatura que o Carboidrato é essencial para reposição dos depósitos de glicogênio muscular (reserva energética) para atletas que praticam exercícios de resistência/endurance (corrida, bicicleta) existindo inclusive protocolos de como consumidos antes, durante e após esse tipo de exercício.

Mas a questão a ser discutida é:

Será que é necessário suplementar com carboidrato para aumentar a síntese proteica, ou seja, aumentar a massa muscular?

Muitas pessoas justificam sua utilização, dizendo que assim não vão catabolizar (quebrar músculo para fornecimento de energia).

Estudos recentes vêm mostrando que o carboidrato não tem papel essencial no ganho de massa muscular. Ele não tem papel adicional na síntese proteica muscular.

Alguns devem estar se perguntando:

E aquele conceito de que o carboidrato elevaria a concentração de insulina e assim aumentaria a síntese proteica (ganho de massa muscular)?

O que se sabe até agora é que a insulina teria apenas um efeito PERMISSIVO, sobre o ganho de músculos. O que isso quer dizer?

Uma vez que o atleta atinge um nível de concentração de insulina considerado ótimo, isso já seria suficiente para que ocorra ganho de massa magra (síntese proteica).

Assim sendo, não haveria necessidade de suplementar carboidrato com objetivo de ganho de massa muscular, pois a própria proteína/aminoácidos (exemplo são os aminoácidos de cadeias ramificadas; leucina, valina e isoleucina) já teriam a capacidade por si só de aumentar a concentração de insulina sem a necessidade de ingestão combinada de carboidrato.

Isso tudo que foi descrito não quer dizer que o carboidrato não tem efeito essencial no treinamento de força (musculação). Ele é fundamental nesse tipo de treinamento, pois é a principal fonte de energia requisitada para que o atleta desempenhe seu treino com excelência.

Conclusão:

O carboidrato é essencial/fundamental como anabólico (construção/formação) de glicogênio muscular (fonte de energia), mas NÃO é anabólico para a síntese de proteína (ganho de massa muscular).

Até a próxima, leia também O que é, para que serve e como tomar Creatina.

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br