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Suco de beterraba melhora o desempenho no exercício

Suco de beterraba melhora performance no exercício

A beterraba é rica em nitrato, e esse seria um dos precursores do oxido nítrico.

Acesse aqui e leia a matéria completa sobre os benefícios da beterraba.

O suco de beterraba o melhora do desempenho?

Se fizermos uma breve revisão sobre o oxido nítrico lembraremos que é um excelente vasodilatador e isso faz com que ocorra um maior aporte sanguíneo aos músculos esqueléticos. Isso vai levar a uma melhor oxigenação e nutrição muscular e consequentemente os atletas terão uma melhora da performance.

Quais os benefícios do suco de beterraba em relação ao exercício físico?

  • Redução do gasto de oxigênio
  • Redução do tempo de realização dos exercícios
  • Aumento da potência
  • Aumento do tempo para alcançar a exaustão.
  • Redução dos valores da pressão arterial sistêmica.

Opinião do especialista

Os benefícios com relação ao suco de beterraba e melhora do desempenho estão cada vez mais evidentes.

Estudo de Cemark, Gibala e van Loon, 2012 demonstrou que em ciclistas treinados a suplementação com suco de beterraba por 6 dias seguidos diminuiu o volume de oxigênio (VO2) durante o exercício submáximo e aumentou o desempenho na prova de 10 Kilometros.

Em 2011 Lansley et al testaram o uso do suco de beterraba rico em nitrato comparando com o pobre em nitrato, também em ciclistas treinados. O grupo de nitrato teve melhores resultados na potência para os mesmos valores de VO2.

Em 2012, Bond, Morton e Braakhuis suplementaram atletas de remo com 500 ml de suco de beterraba por 6 dias resultando em melhores tempos em exercícios de alta intensidade em relação aos que não fizeram uso da beterraba.

Lansley et al em 2011 suplementaram com suco de beterraba por 4-6 dias indivíduos em testes de caminhada e foram verificados melhores resultados, além da redução do custo de oxigênio. Outros autores também verificaram esses mesmos efeitos quando a suplementação foi estendida por 15 dias.

O que podemos dizer até o momento em relação a melhora do desempenho é que a maioria dos estudos até o momento susteta que o suco de beterraba pode ser  uma boa estratégia na área da suplementação esportiva com melhora em diversos fatores relacionados ao exercício, principalmente os de endurance e de longa duração.

Deve-se atentar quanto à concentração de nitrato no suco, pois os diferentes tipos de cultivo,armazenamento e preparo podem alterar a quantidade de nitrato e não trazer o efeito desejado.

Abraço a todos e até a próxima.

Dr. Walter Rosamilia (medicina esportiva USP e nutrologia ABRAN

Nutricionista Marcelo Langsdorff

Siga no instagram @walterrosamilia @nutricionistamarcelolangsdorff

BIBLIOGRAFIA:

– Vantahalo et al. Acute and chronic effects of dietary nitrate supplementation on blood pressureand the physiological responses to moderate-intensity and incrementalexercise. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol299: R1121–R1131, 2010.

– Jones A. Influence of dietary nitrate on the physiological determinantsof exercise performance: a critical review. Appl. Physiol. Nutr. Metab.39: 1019–1028 (2014).

– Santamaria. Nitrate in vegetables: toxicity, content, intake and EC regulation. Journal of the Science of Food and Agriculture. 86(1):10–17, 2006.

suco de beterraba

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional

Email: marcellopaiva@30tododia.com.br

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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Email: marcellopaiva@30tododia.com.br