Pergunte ao Nutricionista

Dicas de como evitar a ressaca depois de noite de alegria

Fuja da ressaca

Dicas Importantes e básicas

O carnaval é uma das épocas do ano em que há um consumo exagerado de bebidas alcoólicas. E a certeza é uma só, se você tomou umas a mais na noite passada, os sintomas da ressaca irão aparecer pela manhã.

Para isso os nutricionistas Marcelo Langsdorff e Hugo Comparotto vão explicar o que é a ressaca e se é possível ou não atenuar esses sintomas.

O que é ressaca?

A ressaca é um tipo de intoxicação.

Quando a quantidade de álcool ingerida é grande, o organismo se sente agredido e responde.

Alguns dos sintomas comuns são:

  • Dor de cabeça,
  • mal estar,
  • sensibilidade a luz,
  • diarreia,
  • perda de apetite,
  • tremor,
  • náusea,
  • fadiga,
  • aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial,
  • desidratação,
  • problemas de concentração,
  • ansiedade e fraqueza.

A sabedoria popular sempre irá ensinar alguma estratégia para tentar atenuar os sintomas da ressaca, mas será que algum deles irá funcionar?

Conheça os principais MITOS…

  • Chá de Boldo

O chá não age sobre o álcool, e ainda poderá aumentar a irritação estomacal causada pela bebida alcoólica.

O consumo contínuo de álcool só acumula prejuízos ao organismo. Temporariamente pode até aliviar os sintomas da ressaca, mas depois com certeza ela virá com maior intensidade.

O estomago reage às altas dosagens causando dores, vômitos e enjôos. No intestino a absorção de água e sódio diminuem, o que também contribui para a desidratação. Ainda nesse órgão, o consumo crônico de bebidas alcoólicas pode intervir no trabalho das enzimas responsáveis por digerir carboidratos, proteínas e gorduras. O resultado é uma menor absorção de nutrientes essenciais ao corpo.

  • Fazer exercícios e sauna

Muita gente comenta que a melhor forma de eliminar o álcool é suando! Seja fazendo exercícios ou uma boa sessão de sauna. Cuidado! Essa prática só vai levar seu corpo a um estágio ainda maior de desidratação. O correto é fazer uma pausa e, em vez de suar, repor a água perdida.

  • Consumir alimentos ricos em gordura

Após a bebedeira alimentos gordurosos só provocarão uma dificuldade ainda maior de digestão, consuma alimentos leves e de fácil digestão.

Remédios Substancias como ácido cítrico e ácido acetilsalicílico podem irritar ainda mais o estômago após uma noite de bebedeira.

  • Café

A cafeína pode potencializar os sintomas da ressaca, pois causa vasoconstrição aumentando a pressão arterial. Também age como diurético podendo acentuar ainda mais os sintomas de desidratação.

 

E será que existe alguma forma de atenuar esses sintomas?

Provavelmente dependendo da dose consumida a resposta infelizmente é NÃO!

O álcool é uma substancia tóxica ao organismo e sempre trará conseqüências. Mas se o consumo não foi tão exagerado assim, existem estratégias a serem consideradas…

Antes de encher o copo, encha o prato!

Uma boa refeição antes de começar a farra pode retardar os efeitos da bebida alcoólica. Com o estômago cheio, o álcool permanece lá por mais tempo e é processado mais lentamente.

Os alimentos também causam o chamado efeito ‘tampão’, que protege a mucosa do estômago e em conseqüência reduz a acidez. Uma ótima dica é acompanhar essa refeição com um bom prato de salada temperado com bastante azeite.

Beba água

Faça uma pausa entre as rodadas para beber água, suco ou até mesmo água de coco. Assim é possível retardar a desidratação.

Após a bebedeira consuma água de coco e bebidas isotônicas.

Acompanhado com a perda de água pelo suor, diurese e até mesmo diarreia e vômitos, há também uma perda importante de sais minerais. Dependendo da quantidade esse estado de desidratação pode ser revertido com o consumo dessas bebidas.

Suco de frutas

Uma das maneiras mais simples de recuperar as reservas de energia exauridas pelo consumo de álcool (sobretudo no glicogênio hepático) é por meio da frutose. Encontrada em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo.

Como todos gostam de uma solução prática, deixarei uma sugestão de um suco para ser ingerido logo pela manhã após uma noite de bebedeira, vale lembrar que é apenas uma tentativa de atenuar os sintomas, e que, dependendo da quantidade de álcool ingerida dificilmente é possível sanar esses efeitos:

Receita de suco para ressaca

  • 1 copo de água de coco;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • 6 folhas de hortelã;

Bata tudo no liquidificador com gelo e tome.

Ao longo do dia procure se reidratar e realizar refeições balanceadas, evite alimentos ricos em gorduras saturadas e uma quantidade excessiva de alimentos fonte de proteínas.

Texto:

Nutricionista Hugo Comparotto siga no instagram @nutricionistahugo

Nutricionista Marcelo Langsdorff siga no instagram @nutricionistamarcelolangsdorff

 ressaca

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
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Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br