Pergunte ao Nutricionista

Benefícios do Whey Protein

Diversos Benefícios do Whey Protein

Já é do conhecimento de muitos que as proteínas solúveis do soro do leite apresentam um alto valor biológico com diferentes propriedades funcionais.

Alguns dos seus benefícios também já são bem descritos e conhecidos por muitos, como é o caso do favorecimento do anabolismo, redução do catabolismo, auxiliando no ganho de força muscular e diminuindo a perda de massa muscular melhorando assim o desempenho muscular.

No texto da semana retrasada mostramos também que o Whey protein pode favorecer a redução da gordura corporal, e pode ser usado como um auxílio no processo de emagrecimento.

Leia o texto aqui.

Mas será que existem outros benefícios além dos descritos acima?

Imunidade:

Desde os primeiros meses e anos de vida já se pode evidenciar algum beneficio do soro do leite através da amamentação para o desenvolvimento da função imune do indivíduo.

Formação ossea:

Segundo o autorToba et al fica evidente o papel da proteína do soro do leite na formação óssea das pessoas, estimulando as células formadoras de osso e assim aumentando a densidade dos mesmos.

Pressão Arterial:

Alguns estudos tem demonstrado um importante papel do Whey Protein no controle da pressão arterial e consequentemente como um agente redutor do risco cardiovascular.

As proteínas do soro do leite inibem a ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), que tem a função de formar um agente vasoconstritor que seria um dos envolvidos no aumento da pressão arterial.

Além disso, teria a capacidade de aumentar bradicinina, um vasodilatador que promoveria a diminuição da pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica.

Outro estudo de Kawase et al corrobora com a afirmação acima e também mostrou melhora  da Pressão arterial sistólica após uso de Whey Protein por oito semanas.

Colesterol:

Ainda nesse estudo de Kawase et al foi visto que os indivíduos tiveram elevação do HDL colesterol (bom), redução de triacilglecerídeos e diminuição do risco cardíaco (Colesterol Total – HDL/ HDL).

Humor:

Segundo Markus et al. indivíduos que fizeram uma dieta rica em uma das frações/ peptídeos contidas no soro do leite (ALA –lactoalbumina) – que por sua vez é rica em triptofano (precursor do neurotransmissor serotonina que está ligado às alterações do humor e estresse) – aumentaram em quase 50% a relação plasmática Triptofano/Aminoácidos neutros (TRP/AAN), em comparação a uma dieta placebo, contribuindo para que o cérebro tivesse acesso ao triptofano e assim melhorando stress, humor e a depressão das pessoas desse estudo.

Observou-se também melhora do desempenho cognitivo no grupo que fez uso da proteína do soro do leite (whey).

Outras funções:

Além das propriedades descritas acima algumas já foram evidenciadas como a prevenção de cárie (Aimutis WL, 2004) e a melhora na absorção de Zinco (Lönnerdal B, 2000).

OBS:

Não estamos estimulando a ingestão de whey protein e nem prescreveria esse suplemento como forma de tratamento para alguns dos benefícios descritos acima. Porém, é sempre bom saber dos outros benefícios encontrados no soro do leite (whey) até o momento.

Texto:

Dr. Walter Rosamilia e Nutricionista Marcelo Langsdorff.

Siga no instagram: @walterrosamilia e @nutricionistamarcelolangsdorff

 

BIBLIOGRAFIA:

1)    Toba Y, Takada, Y, Matsuoka Y, Morita Y, Motouri M, Iría T, et al. Milk basic protein promotes bone formation and suppresses bone resorption in health adult men. Biosci Biotechnol Biochem. 2001; 65(4):1353-57.

2)    Fitzgerlad RJ, Murray BA, Walsh DJ. Hypotensive peptides from milk protein. J Nutr. 2004;134(4):980s-8s.

3)    Pins JJ, Keenan JM. The effects of a hydrolyzed whey protein supplement (Biozate® 1) on ACE activity and bradykinin. In: Proceeding of 64th Annual Scientific Sessions of the American Diabetes Association 2004; Orlando, Florida.

4)    Markus CR, Oliver, B, Panhuysen GEM, der Gusten JV, Alles MS, Tuiten A, et al. The bovine protein alfa-lactalbumin increases the plasma ratio of tryptophan to the other large neutral amino acids, and in vulnerable subjects raises brain serotonin activity, reduces cortisol concentration, and improves mood under stress. Am J Clin Nutr. 2000; 71(6):1536-44.

5)    Lönnerdal B. Dietary factors influencing zinc absorption. J Nutr. 2000; 130(5):1378s-83s.

6)    Kawase M, Hashimota H, Hosoda M, Morita H, Hosono A. Effects of administration of fermented milk containing whey protein concentrate to rats and healthy men on serum lipids and blood pressure. J Dairy Sci. 2000; 83(2):255-63.

7)    Aimutis WL. Bioactive properties of milk proteins with particular focus on anticariogenesis. J Nutr. 2004; 134(4):989s-95s.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br