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Como comprar pão integral

Pão Integral

Como escolher o pão integral certo

Na padaria ou nos supermercados a variedade e quantidade de pães são inúmeras, entre elas, os integrais e, a escolha desse tipo de pão, é sempre a mais saudável, uma vez que são ricos em fibras. 

Optar pelos integrais é sempre o mais recomendado, mas acontece que muitos dos produtos ditos integrais, entre eles os pães,  muitas vezes têm mais farinha branca do que qualquer coisa.

Um alerta:

Não devemos escolher o pão pelo valor calórico que ele apresenta. Devemos avaliar todos os macro nutrientes presentes no alimento.

Um pão integral adequado para sua dieta deve ser rico em fibras. Essa é a grande diferença da farinha branca para a integral. Quanto mais refinada a farinha de trigo, menos fibras ela tem. 

Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento no rótulo aparecem na ordem decrescente de quantidade. Ou seja, se procuramos um item realmente integral, o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral. Fuja dos pães que começam com o rótulo tendo farinha de trigo enriquecida com ferro (essa é farinha branca). 

Geralmente esses alimentos trazem como segundo ingrediente a farinha de trigo integral.

De forma camuflada, o produto já mostra que tem mais farinha refinada do que integral. Prefira sempre aqueles que iniciem com farinha de trigo integral, em seguida farinha de trigo enriquecida com ferro (ou outra) e assim por diante o restante dos ingredientes.

Preste atenção também na quantidade de sódio, açúcar e gorduras ruins (saturadas e trans). Quanto menor, melhor.

Cabe dizer que nem sempre as gorduras totais presentes fazem com que o pão seja ruim, pois nele pode haver gorduras boas indispensáveis ao organismo provenientes de oleaginosas como castanhas e também de sementes, como chia, linhaça etc. 

pão integral 02

Ainda no quesito ingredientes, fique atento:

Muitos pães são repletos de conservantes, acidulantes, aromatizantes, melhorador de farinha… 

Nos Estados Unidos, um produto precisa ter pelo menos 51% de grãos integrais para ser denominado integral. Como aqui essa regra não é válida, para não cair em armadilhas o jeito é aprender a ler os rótulos. 

Ao observar mais atentamente o rótulo, pode-se constatar, por exemplo, que o fato de um pão conter vários grãos não significa que tenha um número maior de fibras em relação a um pão feito com um único cereal. Tudo depende da composição da receita. 

Prefira pães com 50% a 85% de grãos integrais. O ideal é que cada fatia contenha dois gramas de fibras. Opte pelas marcas com menor teor de sódio e cuidado com as calorias. Pães integrais são mais saudáveis, mas contêm quase o mesmo valor calórico dos pães brancos.

Texto:

Nutricionista Marcelo Langsdorff e Nutricionista Kamylla Garbuio

Siga no Instagram @nutricionistamarcelolangsdorff e @kamyllagarbuionutri 

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