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Dieta Dunkan: O que é, para que serve e como fazer?

Dieta Dunkan

O que é, para que serve e como fazer?

A dieta Dunkan foi criada há quase 20 anos por um francês e promete uma perda grande de peso e não ganhar mais o peso perdido.

A dieta Dukan é extremamente limitada de carboidratos e gorduras e muito rica em proteínas, superando as necessidades diárias desse macronutriente.

A base da dieta se concentra em proteínas magras (peixe, frango), farelo de aveia, água e uma caminhada de 20 minutos ao dia.

A teoria é que a limitação de carboidrato vai forçar seu corpo a utilizar mais gordura corporal, conseguindo assim emagrecimento.

Dieta Dunkan tem quatro fases

As duas primeiras fases têm o objetivo de perda de peso e as outras duas a manutenção do peso perdido.

  • Fase de ataque (1-10 dias):

Você pode comer proteína magra livremente, além de 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia e pelo menos 6 copos de 250ml água por dia (pode usar chá ou café). Nesta fase são liberados cerca de quase 70 alimentos e promete a perda de 5 kg.

Alguns dos alimentos liberados são: carnes magras, ovos, iogurte desnatados (mas não os de frutas), queijos magros. Fase " Cruzeiro" (pode durar vários dias e até meses).

Nesta fase você continua com as proteínas da fase de ataque, porém vai adicionar alguns vegetais selecionados (espinafre, pepino, tomate, couve, rabanete, abobrinha, berinjela, entre outros) de forma LIMITADA. Irá manter também o farelo de aveia em maior quantidade que na fase de ataque. Não pode consumir amido (batata, milho) e frutas, pois são ricas em carboidratos.

A caminhada nessa fase deve ser de 30 minutos por dia.

OBS: beterraba e cenoura devem ser consumidos esporadicamente.

Para cada kg de peso que deseja perder são necessários 6 dias. Se seu objetivo são 20 dias serão necessários 120 dias nessa fase.

Leia também Dieta Paleolítica

  • Fase de Consolidação:

Essa fase tem como objetivo a manutenção do peso perdido. Nesta fase você deverá ficar 10 dias de dieta para cada 1 kg de peso perdido (se perdeu 20 kg deverá 200 dias nessa fase).

Durante essa etapa as regras conforme a ingestão de alimentos são as mesmas (2 colheres de farelo de aveia diariamente), mas o consumo de vegetais pode ser realizado todos os dias.

As frutas, que até então estavam proibidas, agora podem ser consumidas de maneira selecionada e em pequenas porções (frutas com alto valor de carboidratos são proibidas, como: banana, uva e frutas secas em geral).

Além disso, você pode consumir duas fatias de pão integral, com uma porção de 40g de queijo magro.

As carnes consideradas mais gordas como de porco e cordeiro magros bem como amidos (tubérculos, cereais e raízes) agora estão liberadas uma vez por semana na primeira metade dos dias propostos nessa fase.

Na outra metade dessa fase você poderá consumir esses alimentos duas vezes por semana.

Ainda nessa fase deve-se realizar em um dia da semana o dia da proteína pura (dieta da fase de ataque).

Lembrar que as caminhadas devem continuar a ser realizadas diariamente (mínimo de 25 minutos por dia).

@paivamarcello
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  • Fase final:

Também com o objetivo de manutenção do peso perdido. Sua dieta será realizada praticamente sem restrição, exceto às quintas feiras, quando realizará o dia da ingestão somente de proteína.

Outras duas regras devem se seguir nessa fase:

  1. consumir o farelo de aveia.
  2. caminhada diária.

OBS: Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas somente na fase de manutenção de peso (1 taça de vinho por dia).

Opinião do nosso especialista Dr. Walter Rosamilia

A dieta Dunkan pode levar a perda de peso, porém os riscos dessa dieta podem superar os benefícios. Antes de iniciar essa ou qualquer outra dieta consulte seu médico, pois algumas condições contraindicam sua realização, como doença renal, cardíaca e metabólicas.

Essa dieta não ensina bons hábitos alimentares, além de poder inclusive levar a deficiências nutricionais dependendo do tempo que você fique na fase de perda de peso.

Cada pessoa deve ser avaliada por um profissional competente para que possa enquadrá-la em uma dieta, lembrando que mudanças de hábitos são sempre as melhores opções.

Até a próxima,

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Educador Físico e Fisioterapeuta (METODISTA)
Médico (PUC-CAMPINAS)
Pós Graduado em Fisiologia do exercício e biomecânica (USP-SP)
Pós Graduando em nutrologia (ABRAN)
Residente Medicina Esportiva (USP-SP)
email: walteresportiva@yahoo.com.br
instagram: @walterkantovitz
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Educador Físico e Fisioterapeuta (METODISTA) Médico (PUC-CAMPINAS) Pós Graduado em Fisiologia do exercício e biomecânica (USP-SP) Pós Graduando em nutrologia (ABRAN) Residente Medicina Esportiva (USP-SP) email: walteresportiva@yahoo.com.br instagram: @walterkantovitz