Pergunte ao Nutricionista

Cortar o carboidrato para emagrecer? Fazer ou não fazer essa dieta?

Carboidrato x Emagrecimento

Será que redução de carboidrato na dieta leva ao emagrecimento?

Nos dois últimos textos falei sobre carboidrato e sua relação com o ganho de massa muscular e também sobre sua reposição para recompor os estoques de glicogênio (reserva energética). Nessa semana a abordagem será sobre sua influência no emagrecimento.

  • Leia Carboidrato x Exercício Físico aqui.
  • Leia Suplementação de Carboidrato aqui.

Antes de iniciar a discussão é necessário diferenciar dois termos muito utilizados no dia a dia:

Emagrecimento x Perda de Peso

Será que existe diferença?

  • Perder peso é reduzir o peso (massa) corporal total de todos os tecidos, ou seja, ocorre perda, mas não somente de gordura.
  • Já o emagrecimento remete redução de tecido adiposo (gordura).

Um exemplo disso é quando a pessoa ganha massa muscular e ao mesmo tempo mantém o peso. Pode-se dizer que ela está emagrecendo (perdendo gordura).

Um dos aspectos mais importantes a esclarecer sobre os carboidratos é que os mesmos estão estocados em forma de glicogênio nos músculos e no fígado, ou seja, seus estoques são limitados, porém, cada grama de glicogênio leva junto com ele cerca de 3 gramas de água.

Isso quer dizer que quando um indivíduo corta da sua dieta o carboidrato seus estoques acabam em 24-48h levando consigo a água que estava associada a ele.

É exatamente o que acontece em uma dieta restrita de carboidrato.

Com esse fato a pessoa em 2-3 dias chega a perder 3kg, porém, às custas de glicogênio e água que fazem parte da massa muscular.

Essa pessoa perdeu peso, mas não emagreceu (NÃO PERDEU GORDURA).

Se fizermos um cálculo de composição corporal nessa pessoa antes e depois de uma dieta restrita em carboidrato, pode-se concluir que ela engordou, pois ela perdeu músculo e manteve sua massa gorda corporal.

 

Conclusão:

“Com tudo isso o que podemos concluir é que dietas da moda e entre elas as restritas em carboidratos fazem em curto prazo de tempo você perder peso, mas necessariamente NÃO EMAGRECER.

Se o indivíduo continuar com a dieta restrita em carboidrato ela realmente vai ter emagrecimento (perda de gordura), pois terá balanço energético negativo“.

Afirma Dr. Walter Kantovitz

Agora a pergunta que eu faço é:

Quem consegue fazer restrição por muito tempo?

Uma das questões que sempre abordo com os pacientes com relação à dieta é:

A melhor dieta é quando você não realiza dietas da moda e sim muda seu estilo de vida e transforma suas refeições em hábitos e rotinas saudáveis.

De 10 pessoas que realizam dietas da moda 5 retomam seu peso original ou tem seu peso aumentado em 1 ano pós dieta e apenas 1 consegue manter seu peso ideal após 5 anos da dieta. Pode ter certeza que essa pessoa mudou seu estilo de vida.

A mensagem está dada, então pense sobre o que você quer na sua vida em relação ao que foi descrito acima. Mude seus hábitos!

Siga no Instagram Dr. @walterkantovitz

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Educador Físico e Fisioterapeuta (METODISTA)
Médico (PUC-CAMPINAS)
Pós Graduado em Fisiologia do exercício e biomecânica (USP-SP)
Pós Graduando em nutrologia (ABRAN)
Residente Medicina Esportiva (USP-SP)
email: walteresportiva@yahoo.com.br
instagram: @walterkantovitz
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Educador Físico e Fisioterapeuta (METODISTA) Médico (PUC-CAMPINAS) Pós Graduado em Fisiologia do exercício e biomecânica (USP-SP) Pós Graduando em nutrologia (ABRAN) Residente Medicina Esportiva (USP-SP) email: walteresportiva@yahoo.com.br instagram: @walterkantovitz