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5 Alimentos que aumentam sua testosterona

5 alimentos que aumentam a sua testosterona

O que é testosterona

A testosterona é o hormônio esteróide androgênico mais importante produzido pelos células de Leydig nos testículos. No sexo feminino, é produzido em pequena quantidade pelos ovários. Todavia, pode ser sintetizado pelo córtex da supra-renal em ambos os sexos.

A síntese dos hormônios androgênios dá-se a partir do colesterol. Este irá formar, após sucessivas oxidações, a pregnenolona. A pregnenolona é o principal precursor dos hormônios esteróides. Durante a conversão da pregnenolona à testosterona, ocorre a formação de desidroepiandrosterona (DHEA) e de androstenediona.

A testosterona e sua descoberta sintética

No ano de 1935, a testosterona foi sintetizada, pela primeira vez, por Ruzica e Weltstein e, em 1939, Boje sugeriu que os hormônios sexuais poderiam aumentar o desempenho atlético.

Em 1945, houve a popularidade no meio atlético através da publicação do escritor Paul de Kruiff, The Male Hormone. No final dos anos 40 e no início dos anos 50, culturistas da Costa Oeste dos Estados Unidos começaram a experimentar preparados de testosterona.

Todavia, o registro histórico do uso de hormônios sexuais no aumento do desempenho em campeonatos mundiais é datado de 1954, quando foram utilizados por atletas russos durante o Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, em Viena, na Áustria.

Sabe-se desde então, que a testosterona é o principal hormônio anabólico que o nosso corpo produz. Então se o seu objetivo é ganhar massa muscular, siga algumas dicas para aumentar sua produção natural desse hormônio.

5 Dicas de como aumentar naturalmente sua testosterona

  1. Consuma alho diariamente. O alho, além de suas propriedades anti-inflamatórias, estudos demonstram que também ajuda no aumento da testosterona.
  2. Consuma alimentos ricos em gordura boa. Como falei anteriormente, a testosterona é sintetizada a partir do colesterol, portanto, você precisa do consumo de alimentos como azeite, amendoim, abacate, castanhas.
  3. Utilize a aveia. Além de ajudar a baixar o colesterol ruim e regular a flora intestinal, estudos demonstram que também ajuda no aumento de testosterona através de estímulo a hipófise.
  4. Consuma suco de romã. Um estudo de 2012, no Reino Unido, demonstrou que essa fruta aumenta em 24% os níveis de testosterona, além de inibir a aromatase.
  5. Abuse da limonada. A vitamina C é essencial na produção da testosterona. Maracujá, acerola e morango também são frutas ricas nessa vitamina.

 

testosterona

 

REFERÊNCIAS:
Da Silva, Paulo Rodrigo Pedroso, Ricardo Danielski, and Mauro Antônio Czepielewski. “Esteróides anabolizantes no esporte.” Rev Bras Med Esporte8.6 (2002): 235-43.
http://www.endocrine-abstracts.org/ea/0028/ea0028p313.htm Acesso em 12 de novembro de 2015.

Nutricionista formada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Pós-graduada em Ortomolecular e Nutrigenômica
Pós-graduanda em Fitoterapia
Meu email é nutricarolfranca@gmail.com
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