Dicas, Nutrição

Manteiga faz mal?

O ácido butírico ou ácido butanoico é um ácido graxo saturado encontrado quase que exclusivamente na manteiga, por isso não é surpresa que estes ácidos graxos inocentes sejam crucificados por serem considerados maléficos a saúde. O ácido butírico possui propriedades anti-inflamatórias e alimenta a flora intestinal positiva no cólon*, tendo um papel importante na manutenção da integridade da mucosa intestinal.

Da mesma forma, o ácido láurico, encontrado em grandes quantidades no óleo de coco e o mirístico também tem propriedades benéficas e igualmente ao ácido butírico são gorduras saturadas boas! Um estudo muito interessante demonstrou os benefícios do ácido butírico em camundongos.

Os pesquisadores descobriram que através de uma alimentação com ácido butírico os camundongos revertiam vários efeitos prejudiciais ao metabolismo!

Os camundongos que receberam o ácido butírico em sua dieta eram mais magros e não tinham uma tendência a comer demais quando comparado aos outros camundongos! Eles também apresentaram níveis de colesterol, triglicérides e insulina de jejum mais baixos, o que aponta para uma melhor saúde e uma diminuição do risco de desenvolver a síndrome metabólica.

Outro estudo demonstrou que o ácido butírico, tem a capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas.

Vários estudos em humanos comparando manteiga com margarina não conseguiram provar que a manteiga tivesse isoladamente qualquer influência em níveis de colesterol, inflamações e doenças cardíacas!

Dica: prefira manteiga orgânica à margarina! As manteigas em geral contém lactose, portanto, intolerantes devem prestar atenção neste ponto.

Curiosidade: o nome ácido butírico origina-se de uma palavra grega que significa manteiga.

*Refere-se a classificação das bactérias da nossa flora intestinal que diferenciam-se pelas características de suas paredes celulares: as gram positivas e as gram negativas.” Pesquise sobre técnica de gram.

Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia
Professor de Educação Física – UFRJ
Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística.
Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional
Consultas: 21 2529-6473
Email: marcellopaiva@30tododia.com.br
Post AnteriorPróximo Artigo
Marcello Paiva
Idealizador do portal @30tododia Professor de Educação Física - UFRJ Pós graduação em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. Coaching deTreinamento / Palestrante Motivacional Consultas: 21 2529-6473 Email: marcellopaiva@30tododia.com.br